Quando bate aquele sono, o que você faz? Fica em pé, no meio do seu quarto e tira uma soneca? É claro que não, né!

https://youtu.be/NdhzfxAKPl8

Você consegue imaginar como seria dormir em pé? Poderia ser muito perigoso, certo? Mas é exatamente assim que alguns animais o fazem e os cavalos são assim! Isto acontece porque cavalos são presas de muitos outros animais, por isto, não gostam muito de dormir no chão. Devido a suas colunas esguias, os cavalos não conseguem se levantar muito rápido. Caso um predador se aproximar de um cavalo sonolento enquanto este dorme deitado, é mais provável que não consiga se levantar a tempo de fugir ou mesmo reagir a um ataque.

Graças a suas patas especialmente reforçadas, um cavalo consegue “travar” seus joelhos e tirar um cochilo mesmo em pé e sem cair! O medo que os cavalos possuem de serem caçados os leva a fazer isto mesmo enquanto dormem de dia.

em que posicao os cavalos dormem tricurioso05

Mas não se engane, não é porque eles não costumam dormir deitados que eles nunca se agacham. Algumas vezes, os parentes do Pé de Pano até conseguem tirar um descanso deitados durante o dia, o que dá chance para que descansem suas pernas.

em que posicao os cavalos dormem tricurioso

Em dias ensolarados, podem ser vistos cavalos esticados em um campo todo banhado pelos raios solares. Quando se vê um grupo de cavalos deitados, você pode ver um deles em pé, como se fosse o “guarda” do cochilo alheio, que avisa os outros caso aviste alguma presença indesejável.

em que posicao os cavalos dormem tricurioso06

Isto nos dá a entender duas coisas: Dormir deitado é um sinal de que cavalos se sentem seguros; e outra, dormir deitado é bom demais.

Gostou? Compartilhe com o pessoal, deixe seu comentário pra gente!