Os jipes ​​são alguns dos meios de transporte mais emblemáticos da Colômbia, especialmente nas regiões produtoras de café, onde a agricultura é a engrenagem que move a economia. Esses veículos robustos são usados ​​pelos agricultores para transportar quantidades maciças de carga pelas estradas, assim como pessoas entre cidades situadas em meio aos terrenos montanhosos do país. Como você pode perceber, esses carros realmente fazem parte da vida do povo colombiano e a prova definitiva disso são os eventos bem curiosos que eles proporcionaram.

Os clássicos Jipes Willys foram introduzidos pela primeira vez no mercado da Colômbia em 1946, após o fim da Segunda Guerra Mundial. O exército dos EUA tinha uma grande frota de jipes que haviam sobrado da guerra e decidiu que vendê-los para outros países ainda que a um preço muito baixo seria a melhor opção. Um grande número deles foi adquirido pelos agricultores do Departamento de Quindío, no oeste da Colômbia. Antes da introdução dos jipes, o principal meio de transporte usado nas regiões montanhosas eram as mulas, o que levou muitos colombianos da época a chamarem os Jipes de “mulitas mecánicas”.

conheca o curioso desfile de jipes da colombia 1

Com isso, os Willys se tornaram os novos “burros de carga” das regiões produtoras de café. Devido à estrutura robusta e versatilidade desses veículos, eles passaram a ser usados ​​no transporte de produtos agrícolas, como cargas pesadas de grãos de café, enormes cachos de banana, galões de leite, galinhas e até utensílios domésticos como colchões e bicicletas. E eles são carregados até o topo!

conheca o curioso desfile de jipes da colombia 2

Não só os jipes consegue, fazer tudo isso, como também pode se locomover facilmente pelas colinas íngremes do território colombiano. Se você acha que os benefícios desses carros acaba por aqui, saiba que em algumas áreas onde não há eletricidade, o motor dos jipes é usado para alimentar bombas de água e geradores. Apesar de sua idade avançada, muitos dos jipes adquiridos do exército americano ainda estão funcionando e alguns deles ainda têm as peças 100% originais.

conheca o curioso desfile de jipes da colombia 3

Todos os anos, quase todas as pequenas cidades das regiões produtoras de café da Colômbia organizam um desfile chamado Yipao para celebrar a utilização desse veículo icônico. Cada automóvel que participa é carregado até o topo com tudo o que os moradores locais podem ter em mãos. Uma maneira popular de celebrar o evento é carregar os jipes com móveis e antiguidades que representam todas as posses de uma família.

Desse modo, os veículos são conduzidos pelas principais ruas da cidade e os jipes com a maior quantidade de objetos transportados e com as decorações mais interessantes ganham prêmios.

Já presenciou algum desfile parecido? Deixe o seu comentário! 😀