Caracóis e lesmas fazem parte de uma mesma classe taxonômica de criaturas chamadas gastrópodes. A maioria dos gastrópodes são criaturas aquáticas, ou seja, esses bichos preferem viver na água. Caracóis e lesmas são os únicos gastrópodes que também podem ser encontrados com facilidade em terra, de preferência aquelas que tem umidade excessiva. Mas com tantas similaridades compartilhadas, será que é realmente possível apontar alguma diferença entre esses dois tipos de animais?

A diferença mais óbvia entre caracóis e lesmas é o fato de que os caracóis têm conchas. A carapaça de um caracol serve como uma casa que ele leva nas costas pra tosos os lugares. Outras diferenças notáveis estão no habitat e no comportamento de cada um deles, mas essas diferenças também são de alguma forma ligadas ao fato de que o caracól tem concha e a lesma não. Sem essas grandes conchas para transportar, as lesmas podem se espremer em muitos habitats diferentes que os caracóis normalmente não conseguem. Por exemplo, você pode encontrar lesmas sob a casca solta de árvores ou pedras e troncos no chão, lugares que os caracóis nunca poderiam ousar entrar com suas conchas de tamanho considerável.

qual a diferenca entre caracol e lesma 1

O caracol possui uma concha que serve como uma casa.

Se você passa muito tempo em um jardim ou em outro lugar ao ar livre, pode já ter notado que enquanto esses animais se movem, eles costumam deixar para trás um rastro viscoso. Caracóis e lesmas produzem esse tipo de muco para que possam se mover no solo com mais facilidade. O muco age de uma forma que impede que seus corpos percam umidade para o solo seco abaixo deles, protegendo-os de serem cortados por objetos pontiagudos no solo. Além disso, essas trilhas também podem servir como um “lembrete” do caminho percorrido, caso essas criaturas queiram voltar ao ponto de partida de sua jornada.

qual a diferenca entre caracol e lesma 2

A ausência de concha é uma das principais características da lesma.

Para finalizar, um fato curioso envolvendo caracóis e lesmas é que esses bichos são usados como fonte de proteína nas dietas de muitas pessoas pelo mundo, considerados até como iguarias caras em alguns lugares. Por exemplo, na França, o escargot é um prato especial feito de um certo tipo de caracol terrestre. Por isso, se você for um daqueles que gostam de viajar por lugares exóticos, não fique surpreso ao se deparar com um prato desse tipo.

Gostou? Compartilhe o seu comentário com a gente! 😀