Particularmente não sou fã do leite desde pequena, porém o Edu é totalmente viciado na bebida quando unida ao café e achocolatado. Logo, sempre havia uma grande guerra em casa quando ele estava resfriado e eu teimava dizendo que deveria evitar o leite, já que o mesmo estimula a produção de muco. Porém, será que isso é verdade? Beber leite aumenta a produção de muco?

Estudos recentes liderados por um pesquisador de saúde infantil afirmou que este é mais um dos mitos que ouvimos de nossas avós. Ian Balfour-Lynn trabalha no Royal Brompton Hospital no Reino Unido e por lá fez uma análise detalhada de estudos datados desde 1948 até a atualidade, assim chegando a uma conclusão que foi publicada na revista Archives of Disease in Childhood. Segundo seu estudo, não existem evidências que comprovem a relação entre leite e produção de muco, além disso ainda alertou sobre o fato de negar o líquido branco às crianças não é nada correto já que esta é uma grande fonte de nutrição.

“Embora a textura do leite possa fazer com que algumas pessoas sintam o muco e a saliva mais espessa e difícil de engolir, não há evidências que indiquem que o leite leva à secreção excessiva de muco”, afirma Balfour-Lynn. “O mito precisa ser refutado pelos profissionais de saúde”.

11

Ainda segundo sua pesquisa, Balfour-Lynn conta que a chave para o muco está no intestino, quando o mesmo está enfraquecido em função das infecções – por exemplo – é possível encontrar mais muco no sistema respiratório. A impressão de excesso de muco causada pelo leite não passa mesmo de impressão em função dos compostos pegajosos da saliva que interagem com emulsificantes do leite que servem para produzir mais da bebida, é esta reação que dá a falsa sensação de produzir mais muco. Ou seja, mais um mito desvendado pela ciência!

“Isso pode afetar a percepção sensorial do leite misturado à saliva, tanto em termos de espessura que reveste a boca, quanto depois da sensação, quando pequenas quantidades de emulsão permanecem na boca após a ingestão”, explica Balfour-Lynn. “Isso pode explicar por que tantas pessoas pensam que há mais muco produzido, quando, na verdade, são os agregados de emulsão láctea da demora na deglutição.”

Pode ir, corra até sua mãe e diga que ela estava enganada… Eu sei que você quer muito fazer isso, hehe.