Ao falar no desenho animado Pica-Pau, sempre me lembro de seu fiel escudeiro: Pé de Pano. Pé de Pano exibia suas ferraduras com destreza ao utiliza-las contra seus inimigos e ao relembrar deste fato, fiquei curiosa… Quem inventou a ferradura? É hora de descobrir!

Caso você não saiba, a ferradura tem como função principal proteger os cascos de animais. Ela surgiu próximo ao século X quando os homens precisavam que seus cavalos fossem protegidos para poderem cavalgar ainda mais. Porém, vale ressaltar que as primeiras ferraduras não eram como conhecemos hoje, porém sim em formato de sandálias feitas de grama trançada. Porém, o líder mongol Genghis Kahn percebeu que poderia faze-las utilizando couro para durar mais tempo.

Ferradura

Foi só mais tarde que os gregos desenvolveram uma alternativa mais eficiente a ferradura utilizando chamas de ferro presas em tiras de couro, na época chamaram o invento de hipo-sandália. Hoje, as ferraduras são muito mais evoluídas, assim sendo formadas de material ortopédico e corretivo. Além disso, são feitas de alumínio leve, aço e alumínio comum. Tudo para auxiliar no conforto do cavalo no momento de cavalgar, assim protegendo seus cascos e evitando problemas e irregularidades da marcha.

Em algum momento você parou para pensar sobre a origem desta ferramenta tão importante? Comente!