Mais cedo, engasguei com minha própria saliva e entre a vida e a morte – ou ao menos foi assim que senti aquele momento praticamente inofensivo – parei para pensar: por que nós engasgamos? Vamos descobrir?

Quando algo entra em nossas bocas, existem duas alternativas. Ou passará pelo esôfago indo em direção ao estômago para iniciar a digestão, ou passa pela traqueia em direção aos pulmões. Quando mastigamos, existe um mecanismo que naturalmente fecha a traqueia para que os alimentos passem diretamente ao esôfago. Já o oxigênio vai sem problemas e diretamente a traqueia. Porém, quando ocorre algum problema com esse engenhoso mecanismo, pedaços de comida, objetos e saliva podem acabar descendo pelo local errado, assim entrando nas vias aéreas. Isso acontece em geral quando estamos rindo, conversando ou até mesmo enquanto mastigamos, assim nos levando a ficar engasgados, tossindo até expelir o objeto intruso.

Por que nós engasgamos?

Nesses momentos é comum que a pessoa toça, sinta ânsia de vômito, sinta pânico, incapacidade de alar, chiado, aperto da garganta com as mãos e pode até mesmo desmaiar. Aqui está o perigo. Respirar é uma necessidade básica da vida, logo ficar engastado pode causar sim risco de vida. Em caso de engasgos que não sejam rapidamente revertidos, é muito importante chamar a emergência e aguardar que um profissional treinado auxilie o paciente.

Você conhecia esse mecanismo tão inteligente do nosso corpo? Comente!