Todos sabem que não é comum vermos homens usando saias, afinal este é uma vestimenta feminina, porém na Escócia esse esquema muda um pouquinho, além do mais lá é muito comum pessoas do sexo masculino usarem este tipo de roupa, principalmente se ela for xadrez na cor vermelha e preta.

Essa tal “saia” que os escoceses usam possuem um nome específico: Kilt, que é uma adaptação de uma túnica de lã conhecida como plaid, que inclusive não tem um origem definida. Por volta do final do século 14, o kilt já era utilizado por boa parte do povo gaélico que naquela época vivia na Irlanda. Mas como os escoceses também usam? Bom, com a migração dos gaélicos para a região de Highlands, que fica localizada no norte e no oeste da Escócia, a peça acabou sendo adotada pelo povo daquela região. Por ser uma região úmida e chuvosa, esses kilts acabavam servindo como proteção contra a umidade e o frio a quem usava. Bem interessante, não?

por que os escoceses usam saia 2

A origem do nome “Kilt” vem do fato da peça ser presa ao corpo como uma espécie de manto, afinal a tradução deste termo na antiga língua escocesa significa “prender uma roupa no corpo”. Vale lembrar que a cor do Kilt mudava de acordo com o clã de quem o usava. Só no século 18 que a peça em formato de saia começou a ser utilizada pelos escoceses, inclusive esse formato foi criado por eles mesmos.

Lembrando que no século seguinte a saia foi adotada como um simbolo nacional e hoje é usada por todos os escoceses e até mesmo por cidadãos de outros países, como os da Inglaterra. O traje é usado geralmente em festas formais, eventos de moda e pela plateia de jogos esportivos. Mas e aí, o que achou? Comente logo abaixo 😀