Há muitos benefícios na prática do alongamento. Se alongar pode ajudar nossa flexibilidade, importante fator de condicionamento físico, mas também pode melhorar nossa postura, reduzir stress e dores pelo corpo. Confira aqui alguns benefícios desta prática e algumas dicas, caríssimos e caríssimas TriCuriosos!

1. Aumenta sua flexibilidade e movimentação

Se alongar regularmente pode nos ajudar em nossa flexibilidade, o que é crucial para nossa saúde em geral. Além de nos ajudar no desempenho de atividades diárias, um corpo flexível também previne contra a redução de mobilidade que nos atinge com o envelhecimento.

Poder mover uma junta ao máximo de seu alcance nos dá maior liberdade de movimento. Alongar em uma base diária pode nos ajudar a aumentar este alcance. Estudos mostram que o tipo de alongamento do tipo facilitação neuromuscular proprioceptiva (ou PNF), no qual se alonga um músculo ao seu limite, pode ser mais eficaz para ganhos de curto prazo.

2. Melhora sua performance em atividades físicas

alongar faz bem entenda seus beneficios tricurioso02

Desempenhar alongamentos dinâmicos antes de qualquer atividade física têm mostrado utilidade no preparo de músculos para exercícios.

3. Aumenta o fluxo de sangue nos músculos

Alongar em uma base regular melhora na circulação de sangue. E uma circulação saudável melhora também no fluxo de sangue, encurtando o tempo de recuperação destes e reduzir danos causados por eventuais ferimentos.

4. Melhora sua postura

alongamento-dicas para dormir melhot tricurioso

Uma esticada de vez em quando não faz mal a ninguém

Músculos não balanceados podem comumente levar à problemas de má postura. A combinação entre fortalecimento e alongamento de um grupo músculos em específico podem reduzir a dor nos ossos, além de melhorar o alinhamento do corpo.

6. Ajuda a curar e prevenir contra dores e stress

Músculos atrofiados podem diminuir o alcance de nossos movimentos. Quando isto acontece, a probabilidade de tensão dos músculos das costas também aumenta. Alongar pode ajudar na recuperação destes músculos. Uma rotina de alongamento pode também prevenir dores nas costas futuramente, fortalecendo nossos músculos e, ao mesmo tempo, reduzindo a tensão que o stress emocional pode causar nestes.

Técnicas de alongamento

As formas mais comuns de alongamento são a estática e a dinâmica:

  • Alongamentos estáticos envolvem manter uma posição confortável por um determinado período de tempo, geralmente entre 10 e 30 segundos. Esta forma de alongamento apresenta mais resultados após os exercícios;

  • Alongamentos dinâmicos são movimentos que ajudam os músculos a se alongarem antes de uma bateria de exercícios, deixando-os prontos para se movimentar.

E aí, gostou? Comente pra gente! E não perca nossas dicas de exercícios, caso tenha aquela preguicite de vez em quando 🙂