O puxamento de ganso é um “esporte” antigo que era originalmente praticado em partes da Holanda, Bélgica, Inglaterra e América do Norte entre o século 17 e 19. Nessa “pratica esportiva”, um ganso é pendurado pelas suas pernas em uma haste ou em um corda esticada no meio da estrada. Os competidores desse jogo têm apenas um objetivo: montar em cavalos e tentar agarrar o pássaro pelo pescoço para arrancar a sua cabeça. Quem conseguir arrancá-la com sucesso é declarado o vencedor e se torna o nobre “herói” do dia. O puxamento de ganso ainda é praticado em algumas partes do interior da Bélgica, Alemanha e Holanda, como parte de celebrações de tradições locais.

Durante os velhos tempos, os praticantes usavam um ganso vivo. Para tornar o esporte mais desafiador, o pescoço do ganso era lubrificado para deixá-lo escorregadio e a agitação constante do pobre pássaro fazia com que fosse ainda mais difícil apanhá-lo na primeira tentativa. Os prêmios da época também não eram lá muito interessantes, muitas vezes o próprio pássaro morto e bebidas grátis eram tudo o que o campeão recebia de premiação. A principal atração de tais competições ficava por conta dos espectadores, que apostavam grandes quantias de dinheiro na vitória de seus “ídolos”.

conheca a bizarra competicao de puxamento de ganso 1

A versão belga é a que geralmente possui o maior número de tradições e costumes. O cavaleiro que consegue arrancar a cabeça do ganso é coroado como rei por um ano, recebendo coroa e manto como manda o figurino. No final de seu “reinado”, o governante tem de levar seus “súditos” para participarem de um banquete repleto de cervejas, charutos, pães e salsichas, seja na sua casa ou em um bar local. Os reis ainda costumam competir entre si para ver quem se torna o “imperador”.

Hoje em dia, em vez de gansos vivos são usados pássaros já mortos, mas isso não torna o esporte menos brutal. Ainda nos velhos tempos, quando a brutalidade contra o animal era comum, o puxamento de ganso já era criticado e muitas vezes era considerado uma prática bastante cruel, juntamente com as touradas.

conheca a bizarra competicao de puxamento de ganso 2

Embora o uso de gansos vivos tenha sido proibido na década de 1920, a prática ainda desperta algumas controvérsias e debates acalorados. Em 2008, o Partido Holandês dos Animais (PvdD) propôs que esse esporte fosse banido, mas os organizadores dos eventos reagiram fortemente contra a proposta, ressaltando que não havia nenhuma questão de crueldade aos animais, pois os gansos já estavam mortos.

O que você acha desse tipo de competição? Compartilhe o seu comentário com a gente!