Quem acompanha o TriCurioso com certeza deve saber que nós, redatores, adoramos fazer posts sobre medicamentos e sabe a parte boa dessa história? É que vocês adoram e por isso, hoje, venho dar continuidade a esse quadro que vem fazendo muito sucesso. Vale lembrar que não estamos indicando a auto-medicação, se estiver com problemas de saúde, procure um médico para que assim ele possa instruir-lo corretamente. A auto-medicação pode piorar sua situação. Bom, mas voltando ao assunto, hoje iremos falar um pouquinho sobre o Domperidona. Espero que gostem!

A domperidona é um medicamento usado para tratar a má digestão, a náusea e os vômitos de adultos e crianças por períodos inferiores a uma semana. O Domperidona pode ser com outros nomes, são eles: Motilium, Peridal ou Peridona. Vale lembrar que este medicamento é produzido pelos laboratórios Medley, EMS e Eurofarma em forma de comprimidos ou suspensão oral e só deve ser usado por recomendação médica. Para quem está se perguntando sobre o preço, o remédio vária de varia entre 6 e 45 reais dependendo da dosagem passada pelo médico.

para que serve o domperidona

Indicações e Modo de Uso

A Domperidona é indicada principalmente para aquelas pessoas que possuem refluxo gástrico, esofagite, eructação, flatulência, náuseas e vômitos, azia e queimação no estômago. Caso você não saiba, este remédio permite a passagem mais rápida do alimento pelo esôfago e pelo estômago, impedindo que ocorra o refluxo.

Modo de Uso

Antes de falar o modo de uso, devo frisar que não estamos apoiando a auto-medicação, consulte um médico para que assim você possa ser instruído corretamente.

Segundo a bula, a Domperidona deve ser ingerida 15 a 30 minutos antes das refeições, porém também pode ser tomada após as refeições, sendo que a sua absorção é menor. Vale lembrar que para adultos e adolescentes com peso superior a 35 Kg, é indicado 10 mg até 3 vezes ao dia, por via oral.

Efeitos Colaterais 

Mas nem tudo são rosas, né meu amigo? Tudo na vida possui efeitos colaterais e com esse medicamento não é diferente. Bom, o domperidona não gera muitos efeitos colaterais, porém em alguns casos o seu uso pode provocar dor de cabeça, sonolência, diarreia, erupção cutânea, urticária, cólica e até mesmo o aumento das mamas em homens.

para que serve o domperidona 2

Contraindicações

Chegou aquela hora de ver se você pode tomar esse tipo de medicamento, já que ele é contraindicado para pacientes com intolerância conhecida à domperidona ou a qualquer um dos seus excipientes, em casos de hemorragia gastrintestinal e tumor hipofisário secretor de prolactina. Também não é indicado usar o Domperidona junto com o Cetoconazol, remédio utilizado para tratar infeções fúngicas, inclusive já fizemos um post sobre ele aqui no blog. Mulheres grávidas e que estão amamentando, doentes com insuficiência hepática grave ou moderada ou que tenham alterações no ritmo cardíaco não devem tomar o Domperidona.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀