Uma das coisas que eu mais escutava e ainda escuto quando viajo com minha família para a praia é: “Daqui a pouco a maré sobe e vem até aonde a gente tá sentado” e acreditem, não dava outra, afinal toda vez íamos ficar sentados na areia da praia a maré subia e estragava todo o clima de paz e contemplação, levando chinelos e enterrando os pés das cadeiras na areia…. Horrível, mas ao mesmo tempo bem engraçado. Tendo isso em vista, hoje decidi trazer para vocês um post falando sobre  porque a maré sobe. Espero que gostem!

Basicamente, a maré sobe porque as águas são atraídas em direção à Lua, quando ela esta se aproxima mais da Terra, além do mais o fenômeno das marés é totalmente influenciado pela força da gravidade da Lua que acaba atraindo os corpos em sua direção. Quando ela está de frente para o mar, a Lua provoca as marés altas porque faz subir o nível das águas. Porém, o mar também pode sofrer influência do sol, que alinhado junto com a lua e a terra acabam unindo suas forças gravitacionais e a atração exercida por eles sobre a terra fica consequentemente maior.

por que a mare sobe

É por isso que a maré costuma subir mais no período da noite, afinal é nessa hora que a lua predomina no céu, sem falar que está mais próxima do mar exercendo deste modo sua força gravitacional sobre ele. Muitas pessoas perguntam também o porquê da maré subir quando a lua está cheia. Bom, isso acontece porque quando a lua está cheia, tanto ela quanto o sol e a terra estão alinhados, ou seja, as duas acabam somando forças e com isso a atração exercida é maior.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar esse post para algum amigo 😀