Paleontologia e arqueologia são campos de estudo que podem ser facilmente confundidos, pois o trabalho de seus profissionais parecem muitas vezes se sobrepor uns aos outros. No entanto, ainda que as duas profissões estejam bastante relacionadas uma com as outra, é necessário reconhecer que ambos são campos com profissionais e especialidades diferentes.

A paleontologia lida com a vida no cenário geológico passado. Ou seja, os paleontólogos focam os seus estudos nos fósseis de animais e plantas que uma vez já viveram e prosperaram no planeta. Muita gente ainda acredita que os paleontólogos são aqueles profissionais que apenas estudam fósseis de dinossauros e afins, mas na verdade a paleontologia abrange muito mais do que apenas esses animais. Um estudante de paleontologia logo estará imerso em cursos acadêmicos que envolvem assuntos como sedimentação, química fóssil, geologia, biologia evolutiva e fossilização.

qual a diferenca entre paleontologia e arqueologia 1

A paleontologia é muito ligada ao estudo de fósseis de animais antigos.

Por outro lado, a arqueologia está mais focada em estudar as culturas, modos de vida e vestígios de seres humanos que viveram no passado. Esse campo de estudo dá uma ênfase particular no modo de vida antigo pois é uma sub-especialização da antropologia, que é a ciência que estuda várias culturas humanas, independentemente do tempo. Ao contrário dos paleontólogos, os arqueólogos não lidam o tempo todo com fósseis. Claro que há algumas exceções, pois às vezes os arqueólogos precisam trabalhar com fósseis de animais que foram aproveitados de alguma forma pelas primeiras sociedades humanas. Um exemplo disso pode ser visto no continente africano, onde ossos de animais com marcas de corte feitas com o auxílio de ferramentas de pedra foram descobertos e acredita-se que eles tenham sido o resultado da ação dos primeiros humanos.

qual a diferenca entre paleontologia e arqueologia 2

A arqueologia dá ênfase no estudo de antigas culturas, artefatos e vestígios humanos.

Resumindo, paleontologia é o campo de estudo dos fósseis, enquanto a arqueologia é focada no estudo de artefatos e vestígios humanos. Vale lembrar que os fósseis podem ser uma variedade de coisas: conchas, pegadas, ossos, madeira e até mesmo pólen. Os paleontólogos procuram, encontram e estudam esses fósseis para tentar entender como era a vida na Terra há muito tempo atrás para praticamente todos os organismos. Os arqueólogos também fazem isso, mas seus esforços estão direcionados mais especificamente para os seres humanos e suas culturas.

Gostou? Compartilhe essa matéria e deixe o seu comentário!