O gengibre é uma raiz de cor amarelada que é conhecida pelo seu sabor forte e levemente picante. Apesar de possuir um gosto que pode não agradar a todos os paladares, esse tubérculo pode ser usado na preparação de um poderoso chá que pode ser muito eficiente no combate a várias doenças.

Para prepará-lo, basta adicionar 1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas cortadas em 1 xícara de chá de água. Leve ao fogo e desligue assim que levantar fervura. Deixe o chá descansar por cerca de dez minutos e coe após esse tempo. Depois disso é só beber. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse chá, vamos conhecer seus principais benefícios?

Ajuda a tratar problemas respiratórios

O chá de gengibre é frequentemente usado no tratamento de doenças respiratórias graças ao seu efeito estimulante sobre o sistema imunológico. Além de impedir a proliferação de bactérias, o gengibre também é muito eficiente na limpeza do muco nos pulmões. Muitos medicamentos expectorantes usam os princípios ativos do gengibre como um ingrediente por causa da sua eficácia já comprovada.

Alivia náuseas e vômitos

O chá de gengibre é usado como um remédio natural no tratamento de náuseas, enjoos e vômitos em vários países do mundo e por boas razões, já que estudos relacionados ao seu uso comprovaram os seus efeitos benéficos. Para obter resultados ainda melhores, você também pode tentar adicionar um pouco de limão ou menta no seu chá para uma supressão mais rápida das náuseas.

Combate azia e má digestão

O gengibre é usado há séculos como um auxiliar no tratamento da indigestão, azia e inchaço associado ao consumo de certos alimentos. Ele também exerce um efeito protetor no estômago àqueles que usam analgésicos prescritos com frequência, já que esses indivíduos têm um risco maior de desenvolver úlceras estomacais do que as outras pessoas.

quais sao os beneficios do cha de gengibre 1

Promove a perda de peso

Estudos descobriram que essa raiz promove a degradação da gordura e impede o armazenamento de novas gorduras no corpo. Essas características fazem com que o chá de gengibre se torne uma opção interessante para aqueles que desejam perder alguns ‘quilinhos’.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

O consumo do chá de gengibre pode ser bastante eficaz na redução dos níveis de colesterol LDL e triglicérides, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames. Além disso, o consumo regular dessa bebida também pode ajudá-lo a manter a sua pressão arterial sob controle.

Possui propriedades anti-inflamatórias

O gengibre contém muitos compostos que podem ajudar a diminuir inflamações e a reduzir o risco do desenvolvimento de doenças crônicas graves. O consumo de apenas uma xícara de seu chá por dia pode ajudar a reduzir a dor muscular e os desconfortos associados à artrite.

Já experimentou o chá de gengibre? Deixe o seu comentário!