Quando pequena, ouvia alguma vezes a música da Rita Lee ‘Lança Perfume’ e ficava me perguntando sobre o que significava essa expressão até o dia em que resolvi perguntar a minha mãe e recebi a seguinte resposta: filha, isso é algo que antigamente os adultos usavam nas festas. Como toda a mente infantil, eu imaginava que as pessoas iam para as discotecas com perfumes nas mãos lançando os mais diversos aromas pelos ambientes. Porém, hoje percebo que na verdade, o Lança Perfume se trata de algo muuuuuuuuito diferente. Pois bem, vamos descobrir o que é?

Também chamado de ioió, lança, bico verde e até abelhinha, o lança perfume é uma droga de ingestão oral ou nasal cujo efeito pode durar de 30 segundos à 30 minutos. E vicia? Falando em dependência psicológica, o risco é moderado, porém a dependência física é zero – O que não significa que você a deva ingeri-la, este artigo visa apenas informar e não encorajar o consumo de drogas. O TriCurioso é totalmente contra o consumo de drogas ilícitas.

o que e lanca perfume tricurioso 1

Quais são os efeitos do lança perfume?

Pois bem, ao consumir uma quantidade moderada da droga é possível sentir excitação, alucinações, formigamento nas extremidades do corpo, ruídos nos ouvidos e, em caso de grande consumo, pode causar desmaios, déficit de atenção, lesões no fígado e dificuldades de concentração. Isto porque o lança perfume atua diretamente no sistema nervoso central. Quando consumido por via nasal, é a partir dos pulmões que o composto químico chega ao cérebro através da corrente sanguínea. Uma vez no cérebro, a substância entra em contato com os neurônios os destruindo – isto porque eles não são capazes de se recompor. Além disso, os batimentos cardíacos aumentam rapidamente, alcançando até 180 por minuto!

Uma curiosidade interessante é que o lança perfume chegou ao Brasil no século XX no Rio de Janeiro, se tornando rapidamente o símbolo do carnaval carioca. No início era apenas uma brincadeira onde os foliões esguichavam o líquido para ter uma sensação refrescante e perfumada, porém depois o uso foi intensificado, causando a sensação de excitação e euforia.

Você conhecia o lança perfume? Comente!