Recentemente comprei duas coleiras para minhas gatas que agora estão super estilosas e ao vê-las desfilar felizes pela casa me veio a dúvida: Quem inventou a coleira?

Pois bem, esta é uma invenção que apareceu pela primeira vez ainda no Egito antigo (3500 a.C) e era uma exclusividade dos cães em uma época em que eram reverenciados e considerados protetores e auxiliares na hora da caçada. Na época, as coleiras eram feitas para deixar os cães belos, porém com o tempo foi vista também a possibilidade de utilizar correntes fixas as coleiras para assim guiar ou conter os cães. A coleira egípcia era cheia de detalhes, ornamentos e símbolos e os cães mais queridos eram mumificados as utilizando. Após, a coleira também começou a ser usada na Antiga Pérsia já que lá haviam muitos cães de status elevado que eram bastante valorizados. Quando alguém matava um cão, era punido com 100 a 200 chicotadas, se você alimentasse um cachorro com comida de má qualidade, levava entre 50 e 200 chicotadas.

quem inventou coleira tricurioso

Coleira Egípcia

Na Antiga Grécia também haviam coleiras, porém lá o objeto era um pouco diferente, sendo conhecido como coleira de cravos. Elas eram utilizadas por cães de pastoreio que precisavam lutar contra lobos para proteger os rebanhos. Com esta ferramenta, um único ataque poderia ser fatal. Na Roma Antiga a coleira também era utilizada, porém os propósitos eram mais semelhantes aos que temos hoje: prender o cão durante o dia e protege-lo durante brigas e batalhas. Na maioria dessas civilizações, quanto mais bela a coleira, maior era o status social de seu dono.

quem inventou coleira tricurioso 1

Coleira de Cravos

Essa característica se perdeu durante a Idade Média quando a coleira se tornou apenas uma ferramenta de trabalho usada tanto em cães de pastoreio como em cães de caça a lobos, javalis e ursos. Neste período, era comum que elas fossem feitas apenas de couro e sem ornamentos. Então durante a renascença ter cães de estimação tornou-se algo popular e com este processo surgiram novamente as coleiras ornamentadas. Ainda nesta época, as primeiras leis sobre posse de cães começaram a surgir, além disso os animais eram cada vez mais vistos como objetos, ferramentas para auxiliar no dia-a-dia. Foi quando surgiram as coleiras com cadeados, este servia para que o dono provasse ser realmente o proprietário daquele cão. Então, no século XIX os cães voltaram a posição de status e foi nesta época que as primeiras coleiras com o nome do cachorro surgiram.

quem inventou coleira tricurioso 2

Diversos modelos de coleiras antigas.

Você imaginava que a coleira era algo tão antigo? Comente!