Curiosidades

Por que fazemos mais xixi quando o tempo está frio?

Por que fazemos mais xixi quando o tempo está frio?

Você já percebeu que precisa fazer xixi com mais frequência no inverno ou quando está em uma sala muito fria? Algumas pessoas podem até dobrar o número de vezes em que uma visitinha rápida ao banheiro se faz necessária. Se você se encaixa nesse grupo não precisa se preocupar, pois tudo isso acontece por causa de um fenômeno normal do seu corpo, chamado de diurese fria.

No tempo frio, o seu corpo tenta manter o seu núcleo aquecido ao contrair os vasos sanguíneos, consequentemente reduzindo o fluxo de sangue para a pele. Este processo é chamado de vasoconstrição. Os vasos sanguíneos contraídos podem fazer com que a pressão sanguínea aumente, pois a mesma quantidade de sangue tem agora menos espaço para fluir. Para regular a pressão arterial, o rim filtra parte do excesso de fluido do sangue para reduzir o volume, sendo que quando a bexiga se enche com o excesso de líquido, você passa a sentir aquela vontade quase incontrolável de fazer xixi. Ou seja, a bexiga cheia é uma outra forma encontrada pelo corpo de preservar a temperatura e condições ideais de seu funcionamento.

Todo esse procedimento se inverte no verão, dando origem a um processo conhecido como vasodilatação. Seu corpo tenta se resfriar dissipando calor através de sua pele, em um processo que já estamos bem familiarizados: a transpiração. À medida que a temperatura externa aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam, de modo que o fluxo sanguíneo aumenta. Quando o sangue entra em contato com a superfície da pele, o excesso de água do sangue evapora, esfriando a pele.

No entanto, é importante deixar claro que não existe uma temperatura fixa que determine quando o seu corpo deve começa a se esfriar ou aquecer-se. De fato, o corpo humano tenta a todo momento manter a homeostase, que é um estado onde fatores como temperatura, índice de acidez e nutrição se mantêm em níveis estáveis. Os principais fatores que afetam esse processo são a idade, sexo, composição corporal, dieta e exercícios.

Por isso, quando você está se sentindo com calor o seu corpo tenta se resfriar, mas quando você está com frio o seu corpo tentará manter o calor. Neste último caso, a produção excessiva de xixi é uma consequência dos esforços realizados pelo corpo para manter a temperatura ideal. Ainda assim, recomenda-se a ingestão de muita água até mesmo no inverno, pois a hidratação é essencial para o seu corpo em qualquer época do ano. E no final das contas, ir ao banheiro algumas vezes a mais durante uma estação mais fria é apenas um sinal de que o seu organismo está funcionando normalmente.

Interessante, não é mesmo? Comente!

Leia Também: