O bingo é um tipo de jogo de azar que ao longo da história atingiu níveis de popularidade inimagináveis. Esse jogo consegue ser emocionante, fácil de se aprender e totalmente divertido. Talvez seja exatamente por causa desses fatores que é praticamente impossível encontrar alguma pessoa em qualquer parte do mundo que nunca tenha ouvido falar do bingo. Mas você sabe como ele surgiu?

Podemos dizer que a história do jogo começou em 1530, com uma loteria italiana chamada “Lo Giuoco del Lotto D’Itália”. Muitos anos mais tarde, mais precisamente no final da década de 1770, esse tipo de loteria seria introduzido na França, onde ficou conhecido como “Le Lotto”, que na prática era um jogo disputado apenas entre os franceses mais ricos. Os alemães também jogavam uma versão parecida por volta de 1800, mas diferentemente dos jogadores antigos, eles o usavam como um instrumento para ajudar alunos a aprender matemática, ortografia e até mesmo história.

Inspirados pelas loterias europeias citadas anteriormente, os americanos desenvolveram um jogo chamado “beano”, onde um comerciante selecionava discos numerados de uma caixa de charutos enquanto os jogadores marcavam seus cartões com grãos. Quando um participante finalmente ganhava ele deveria gritar a palavra “beano”, para sinalizar que o prêmio da rodada já tinha dono.

conheca a origem do bingo 2

Por volta de 1929, um vendedor de brinquedos nova-iorquino chamado Edwin S. Lowe visitava uma feira em Jacksonville, Geórgia, quando percebeu que algumas barracas ofereciam esse tipo de jogo em troca de premiações. Lowe ficou bastante curioso com as grandes movimentações em torno das barracas e resolveu observar de perto como o jogo era praticado. Em determinado momento, Lowe notou que alguém acidentalmente gritou “bingo” em vez de “beano”, sendo que isso serviria de inspiração para o nome do jogo que ele iria aprimorar mais tarde.

Ao retornar para Nova York, ele contratou um professor de matemática da chamado Carl Leffler, para ajudá-lo a aumentar o número de combinações possíveis das cartelas de bingo. Em 1930, Leffler chegou a inventar 6.000 cartelas de bingo diferentes. Inicialmente, o jogo foi usado como um instrumento de arrecadação de fundos para obras de instituições de caridade e igrejas católicas. Isso ajudou a impulsionar ainda mais a sua popularidade, de modo que em 1934 cerca de 10.000 rodadas de bingo eram jogadas semanalmente nos Estados Unidos.

conheca a origem do bingo 1

Hoje em dia, o bingo tem sido usado para várias finalidades, que vão desde a tradicional oferta de prêmios, como também uma forma de terapia recreativa e de socialização em clínicas de enfermagem e lares para idosos. Estima-se que atualmente mais de 90 milhões de dólares são gastos por semana em partidas de bingo só nos Estados Unidos, o que comprova o seu nível de popularidade.

E você, também gosta de bingo? Deixe o seu comentário!