Quando se trata de saúde, às vezes as estratégias mais simples podem causar um tremendo impacto. O simples fato de suar durante alguma atividade física, por exemplo, pode trazer muitos benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de reduzir o risco do surgimento de doenças cardiovasculares e o relaxamento de músculos tensos. Por causa disso, um grande número de pessoas pensam que o suor também tem a capacidade de eliminar toxinas que podem prejudicar o corpo. Mas será que isso realmente acontece?

Na verdade, não existe nenhuma base científica que possa afirmar com toda a certeza que as pessoas possam “suar” as toxinas do corpo. Suar pode ter alguns benefícios como os citados no parágrafo anterior, mas eliminar impurezas não é um deles, até porque a pele não é necessariamente um órgão excretor. De fato, as atividades físicas ajudam o corpo a se livrar de toxinas, mas não através do suor, e sim, através do aumento da circulação do fluido linfático e do sangue, que são filtrados pelos gânglios linfáticos e pelos rins, respectivamente. Todas as toxinas filtradas pelos nódulos linfáticos são redepositadas na corrente sanguínea e eliminadas pelos rins através da urina. O fígado também filtra alguns resíduos, que são liberados no intestino através da bile.

sera que e realmente possivel eliminar toxinas pelo suor 1

O principal propósito da transpiração não é eliminar toxinas do corpo, mas resfriá-lo através da evaporação. O suor das glândulas sudoríparas écrinas, as que cobrem a maior parte do corpo, é composto por cerca de 99% de água, sendo que o resto se resume a quantidades muito pequenas de sais, ureia e carboidratos, os quais são subprodutos naturais dos processos corporais. As glândulas sudoríparas apócrinas, associadas aos folículos pilosos nas regiões das axilas e virilhas, também liberam algumas gorduras junto com a água. Quando decompostas por bactérias da pele, essas substâncias são responsáveis ​​pelo cheiro característico de alguém que está estressado ou que acabou se exercitando mais que o normal. As gorduras podem conter quantidades minúsculas de toxinas lipossolúveis, mas as glândulas sudoríparas apócrinas não são uma rota importante para removê-las do corpo.

Ou seja, apesar de não eliminar as toxinas do jeito como muitos acreditam, a transpiração pode trazer benefícios para o corpo e isso pode ser uma inspiração a mais para você planejar uma visita à alguma sauna ou simplesmente criar uma rotina de exercícios.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!