Não existe nada mais frustrante do que estar doente, chegar em casa ansioso para tomar um remédio que termine com suas angustias e não conseguir entender a receita dada pelo seu médico, pois a mesma parece mais um complexo hieróglifo do que português. Mas afinal, por que a letra dos médicos é ruim?

Primeiro inicio pedindo desculpas a todos os médicos e médicas que possuem uma caligrafia belíssima, impecável ou apenas legível mesmo, porém exceto quando vou a um consultório onde as receitas são feitas no computador, até o presente momento nunca tive sorte com a letra dos médicos com quem já consultei. Para mim este é um dos grandes mistérios da humanidade e o objetivo hoje é descobrir o porquê disso.

Pois bem, existem algumas teorias que rondam este fato. A primeira delas remonta tempos mais antigos onde não existiam laboratórios farmacêuticos. Por esta razão, os médicos escreviam prescrições as quais apenas um boticário pudesse decifrar, isto para que o paciente não pudesse produzir seu próprio remédio, assim evitando o erro e salvando muitas vidas. Outra teoria pode ser aplicada tanto antigamente quanto hoje, isso porque algumas pessoas afirmam que a carga de informações passadas nas disciplinas que compõe a faculdade de medicina é tão grande que é preciso fazer anotações com muita pressa, assim deixando de lado o capricho com a caligrafia.

por que letra medicos ruim tricurioso 1

Por último, muitos também dizem que no passado grande maioria dos profissionais da saúde eram homens e que estes naturalmente já possuem letras piores do que as mulheres. Seja pela razão que for, preciso alerta-los de que no Brasil, mais especificamente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existe uma portaria que exige que as receitas sejam legíveis, isso além de uma lei federal e do próprio Código de Ética Medica. Se você sentir que foi lesado de alguma forma em virtude de não conseguir ler o que o médico prescreveu, busque auxílio e, se sentir a necessidade, faça uma denúncia ao Conselho Regional de Medicina.

Já sofreu com uma receita ilegível? Comente!