Já aconteceu de você estar tranquilamente sentado, deitado ou até mesmo de pé e o seu nariz começar a escorrer sangue? É bizarro, não é mesmo? Porque na maioria das vezes você está se sentindo bem e do nada o sangramento vem e você fica como? Em choque! Por isso, hoje, decidi trazer para vocês um post falando do porquê de nosso nariz sangrar. Espero que gostem!

Os sangramentos, também conhecidos como epistaxes ou até mesmo hemorragias nasais, podem ser causados pelo tempo seco, por algum rompimento dos vasos nasais ou por conta de alguma fraturas. É interessante dizer que o sangramento nasal pode ocorrer com maior frequência em crianças, afinal elas possuem uma maior concentração de vasos sanguíneos. Se o seu nariz começar a sangrar, não entre em desespero e nem levante a cabeça, mesmo esse sendo um instinto praticamente automático de nosso corpo ele continua sendo uma reação errada, afinal se você pensar bem, tudo é questão de lógica: Se o sangue esta escorrendo, levantar a cabeça só vai facilitar o fluxo do liquido.

por que o nariz sangra 2

Então, tendo isso em vista, o primeiro passo a se fazer é inclinar a cabeça parcialmente para frente e logo em seguida deve pressionar as narinas que estão sangrando durante alguns minutos, enquanto estiver fazendo isso respire pela boca. Após alguns minutos pode tirar a mão do nariz, se o sangramento continuar repita o processo. Depois que o sangramento parar é aconselhado descansar um pouco e em caso de crianças não é recomendado que ela fique deitada, afinal nessa posição ela pode aspirar o sangue e engasgar com ele.

Tem como evitar isso? Na maioria das vezes as hemorragias são causadas pelo tempo seco, por isso a melhor coisa que você pode fazer é se hidratar bem durante esse período. No caso de crianças é recomendado que cortem as unhas delas com certa frequência, além do mais várias delas costumam cutucar o nariz e a unha pode acabar causando algum ferimento. Vale lembrar que caso os sangramentos durem mais de 20 minutos é recomendado que se procure um médico para que assim ele possa te instruir corretamente de acordo com sua situação.

por que o nariz sangra 3

O que achou do post? Comente logo abaixo 😀