Curiosidades

Quem inventou a cedilha?

Além de redatora aqui do TriCurioso, sou corretora das matérias que saem por aqui diariamente, logo preciso estar constantemente relembrando certas regras de português para não cometer erros, até porque você – leitor – merece o melhor! Hehe. Hoje, revendo algumas regras de gramática acabei ficando curiosa, afinal quem inventou a cedilha? Aquela presente sempre no ç…

Pois bem, ela surgiu na grafia do idioma castelhano, o curioso é que hoje a cedilha não é mais utilizada por lá. A palavra ‘cedilla’ é um diminutivo de ‘ceda’, que simboliza a letra Z. Ou seja, em seu início ela era um pequeno Z posicionado logo abaixo o C para demonstrar que aquela letra tinha a sonoridade de um S. Seu uso foi descontinuado no século 18, onde começou a ser simplesmente utilizada a letra Z ou C antes de E ou I. Porém, por aqui o uso continua sendo empregado antes das vogais A O e U com o mesmo objetivo: trazer a sonoridade da letra S. Uma curiosidade interessante é que além do português, ela também é utilizada no catalão e no francês.

Cedilha

Por que o C cedilha não aparece no alfabeto?

Esta é simples! Como a cedilha não é uma letra, não há como inseri-la no alfabeto, não é mesmo? Agora deixei você confuso, eu sei. Acontece que a cedilha é, na verdade, um sinal diacrítico, algo cujo objetivo é diferenciar letras ou palavras, assim como o trema por exemplo. Como dissemos acima, a cedilha tem justamente o objetivo de lembrar você, leitor, que diante daquela palavra a letra C possui som de S.

Você sabia disso? Comente!

Você também pode gostar de