Curiosidades

Parque francês utiliza pássaros treinados para coletar lixo do chão

Parque francês utiliza pássaros treinados para coletar lixo do chão

Um grupo de pássaros treinados são os mais novos responsáveis pela limpeza de um parque francês, onde eles coletam e descartam bitucas de cigarro e outros pequenos pedaços de lixo. O “serviço” das seis gralhas-calvas (um tipo de ave que pertence à mesma família dos corvos e que é nativa da Europa e da Ásia) é utilizado no Puy du Fou, um parque temático que conta com monumentos, encenações e performances de eventos históricos como a Revolução Francesa.

Esses pássaros coletores de lixo foram criados em cativeiro e treinados por Christophe Gaborit, um falcoeiro e gerente de projetos da Academia de Falcoaria do parque. A inspiração que fez com que Gaborit começasse a recrutar as gralhas para esse objetivo surgiu através de algo que ele presenciou há 20 anos, quando ele viu um grupo de gralhas selvagens vasculhando o lixo em um campo. A partir disso, o falcoeiro percebeu que como esses animais já estavam naturalmente acostumados a classificar diferentes tipos materiais em seu habitat, talvez eles pudessem ser treinados para identificar e descartar o lixo deixado para trás pelos humanos.

Ele deu início ao processo de treinamento das aves na coleta de lixo por volta do ano 2000 com a ajuda de um pequeno mecanismo com gavetas. Quando os pássaros depositavam o lixo na gaveta, um segundo compartimento era aberto para recompensá-los com algum tipo de alimento. Repetir essa ação fez com que as gralhas associassem a remoção do lixo à recompensa em comida, embora às vezes elas tentassem enganar o treinador soltando pedaços de madeira na caixa, segundo o próprio Gaborit.

Apesar de ser inovador, esse método ainda precisa ter resultados mais expressivos para confirmar se é realmente funcional. Além disso, alguns pesquisadores temem que o contato com o tabaco e a nicotina das bitucas de cigarro possa prejudicar de alguma forma o organismo desses pássaros.

Ainda que essa equipe de limpeza inusitada não seja o método mais eficiente para manter um grande parque livre de todo o lixo, o uso das gralhas nessa tarefa pode ensinar os visitantes a serem mais cuidadosos sobre onde eles jogam os detritos que produzem.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente!

Leia Também: