Um grupo de pássaros treinados são os mais novos responsáveis pela limpeza de um parque francês, onde eles coletam e descartam bitucas de cigarro e outros pequenos pedaços de lixo. O “serviço” das seis gralhas-calvas (um tipo de ave que pertence à mesma família dos corvos e que é nativa da Europa e da Ásia) é utilizado no Puy du Fou, um parque temático que conta com monumentos, encenações e performances de eventos históricos como a Revolução Francesa.

Esses pássaros coletores de lixo foram criados em cativeiro e treinados por Christophe Gaborit, um falcoeiro e gerente de projetos da Academia de Falcoaria do parque. A inspiração que fez com que Gaborit começasse a recrutar as gralhas para esse objetivo surgiu através de algo que ele presenciou há 20 anos, quando ele viu um grupo de gralhas selvagens vasculhando o lixo em um campo. A partir disso, o falcoeiro percebeu que como esses animais já estavam naturalmente acostumados a classificar diferentes tipos materiais em seu habitat, talvez eles pudessem ser treinados para identificar e descartar o lixo deixado para trás pelos humanos.

parque frances utiliza passaros treinados para coletar lixo do chao 2

Ele deu início ao processo de treinamento das aves na coleta de lixo por volta do ano 2000 com a ajuda de um pequeno mecanismo com gavetas. Quando os pássaros depositavam o lixo na gaveta, um segundo compartimento era aberto para recompensá-los com algum tipo de alimento. Repetir essa ação fez com que as gralhas associassem a remoção do lixo à recompensa em comida, embora às vezes elas tentassem enganar o treinador soltando pedaços de madeira na caixa, segundo o próprio Gaborit.

Apesar de ser inovador, esse método ainda precisa ter resultados mais expressivos para confirmar se é realmente funcional. Além disso, alguns pesquisadores temem que o contato com o tabaco e a nicotina das bitucas de cigarro possa prejudicar de alguma forma o organismo desses pássaros.

parque frances utiliza passaros treinados para coletar lixo do chao 1

Ainda que essa equipe de limpeza inusitada não seja o método mais eficiente para manter um grande parque livre de todo o lixo, o uso das gralhas nessa tarefa pode ensinar os visitantes a serem mais cuidadosos sobre onde eles jogam os detritos que produzem.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente!