A humanidade têm usado relógios para registrar a passagem do tempo por milhares de anos., mas apesar dessa invenção possuir uma história tão rica, ainda existem muitos fatos sobre ela que são pouco conhecidos pela grande maioria das pessoas. Por isso, resolvi trazer 14 curiosidades interessantes para os amantes da cronometragem, afinal, sempre é hora de expandir o nosso conhecimento.

1. O relógio mais antigo do mundo ainda em funcionamento é o da catedral da cidade de Salisbury, na Inglaterra. Ele foi montado em 1386.

2. A Universidade do Colorado criou um relógio atômico tão preciso que ele não perderá nem ganhará um segundo em um espaço de tempo de 20 milhões de anos. Por causa de sua precisão, esse relógio é usado para registrar o tempo da Internet.

3. Para aqueles que enfrentam problemas ao dormir, os pesquisadores dizem que uma semana de acampamento e sem o uso de aparelhos eletrônicos pode redefinir o nosso relógio biológico, sincronizando nossos hormônios de melatonina com o nascer e o pôr do sol.

4. Quando você olha para um relógio e o ponteiro dos segundos parece congelar por um momento, o seu cérebro está na verdade gerando uma falsa memória. Este efeito é chamado cronostase.

5. A artista Siren Elise Wilhelmsen projetou um relógio que tricota um lenço exatamente a cada ano.

fatos curiosos sobre os relogios 1

6. Existe um relógio no edifício do Congresso Nacional da Bolívia que funciona no sentido oposto. Segundo os próprios governantes, essa medida foi tomada com o objetivo de “lembrar os cidadãos de pensar de formas diferentes”.

7. Certa vez, a França tentou simplificar o tempo usando um relógio decimal, o qual havia apenas 10 horas por dia.

8. Devido a mudanças na gravidade local, um relógio de pêndulo perderá cerca de 16 segundos por dia se for levado para uma altitude de 4000 pés.

9. Um teste simples que envolve pedir a um paciente para desenhar um relógio é usado como um exame de diagnóstico muito preciso para identificar a doença de Alzheimer e outros tipos de demência.

10. O cientista Carolus Linnaeus idealizou o projeto de um relógio de flores baseado nos tempos característicos de aberturas e fechamentos de pétalas de várias espécies de flores. Se isso tivesse sido realmente construído, seria possível saber a hora do dia apenas ao olhar para o jardim.

11. Os relógios atômicos que marcam o tempo dos satélites GPS são programados para compensar a dilatação do tempo devido à Relatividade Geral. Caso contrário, após apenas um dia, os dispositivos de GPS mostrariam coordenadas com erros de até 10 km de diferença.

12. O Big Ben é na verdade o nome do maior dos cinco sinos pendurados no relógio do Palácio de Westminster e não o nome do relógio em si.

fatos curiosos sobre os relogios 2

13. O despertador foi criado por um americano chamado Levi Hutchins em 1787. Ele desenvolveu o despertador para uso próprio, configurando o dispositivo para tocar apenas às 4 da manhã a fim de acordá-lo para se preparar para ir ao trabalho. O inventor francês Antoine Redier foi o primeiro a patentear um despertador ajustável em 1847, 60 anos depois.

14. Antes da criação dos despertadores, existia uma profissão onde um trabalhador batia na porta da casa das pessoas em uma hora previamente definida até elas acordarem.

Interessante, não é mesmo? Comente! 😀