O cata-vento é algo incrível, pode ser utilizado tanto em brinquedos para crianças quanto para gerar energia elétrica e possibilitar que hoje estejamos aqui, em frente ao computador, mesmo tarde da noite com luz iluminando o cômodo. Mas quem será que foi o gênio que o inventou?

Infelizmente os historiadores até hoje não entraram em um consenso sobre como ocorreu a origem desta tecnologia tão incrível. Alguns acreditam que o primeiro surgiu na Pérsia durante o ano de 915 a. C. através dos mais antigos moinhos de vento registrados. Já outros creem que no Iraque, Egito e China existem moinhos de vento ainda mais antigos e em locais extremamente remotos. Porem, foi apenas no século XII que os moinhos de vento se espalharam pela Europa, assim facilitando diversos processos agrícolas tais como a moenda de cereais, drenagem de terrenos alagados, moer grãos, bombear água e diversos outros.

Cata-vento

Os cata-ventos também eram utilizados para extrair óleo, transformar papel, preparar pigmentos e tinturas dentre diversas outras funções muito curiosas. Foi no século XV que eles se popularizaram ao redor do globo, sendo que nos Países Baixos sua popularidade alcançou níveis incríveis. Hoje, os cata-ventos são obras imensas que servem para produzir energia eólica, considerada limpa – não poluente – e bastante eficaz. Seu único problema é o custo já que todo o aparelho custa muito dinheiro e precisa de um imenso investimento.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre o cata-vento? Comente!