Acabo de sair do cinema e ao assistir A Freira, percebi que o Hábito pode ser bastante assustador, muito assustador… Assustador o suficiente para eu jamais desejar ver uma freira totalmente vestida novamente. Pois bem, uma dúvida me veio a mente enquanto ficava apavorada: Por que freiras o usam?

Caso você não saiba, Hábito é a veste que usa uma freira, aquela preta e branca que cobre a irmã desde o tornozelo até os fios do cabelo, sendo assim fácil identificar se alguém é ou não uma freira. Segundo os ensinamentos da igreja, o Hábito Religioso deve ser utilizado em sinal de Congregação da Religiosa, assim demonstrando que esta é uma pessoa escolhida, consagrada e reservada a deus, assim lembrando que ela faz parte de uma Congregação a qual pode ser facilmente identificada. Um Hábito deve ser simples, modesto e precisa condizer com a saúde, temperatura e localização onde vive a freira. É interessante observar como a veste serve de uniforme, da mesma forma como um militar usa farda e é facilmente reconhecido como um profissional da segurança militar do país, uma freira de hábito demonstra a qual congregação ela participa, se ainda é noviça ou já se tornou freira, etc.

Hábito

Uma curiosidade interessante é que nem toda Igreja mantém a tradição do uso do Hábito, algumas permitem que suas Irmãs circulem livremente com as vestes que julgarem apropriadas, porém diversas outras gostam de seguir a tradição à risca, mantendo as vestes como sinal de respeito ao que há anos vem sendo praticado por diferentes gerações de religiosos e religiosas. Interessante, não acha? Comente!