Hay-on-Wye é uma pequena cidade que fica localizada às margens do rio Wye, no País de Gales. Muitas vezes chamada de “a cidade dos livros”, essa simpática comunidade atrai um grande número de amantes de livros em busca de boas ofertas e ótimos achados nas mais de 40 livrarias que existem por lá, geralmente especializadas em livros de segunda mão. A cidade também abriga o Hay Literature Festival, que reúne no final de maio de cada ano cerca de 80.000 escritores, editores e fãs de literatura de todas as partes do mundo.

Tudo começou em 1961, quando um homem chamado Richard Booth abriu a primeira livraria de livros seminovos em Hay, num prédio onde antes funcionava a sede do antigo quartel de bombeiros. Ele contratou alguns funcionários e os levou para os Estados Unidos, onde as bibliotecas estavam se fechando rapidamente naquela época. Lá ele comprou livros usados por um preço bem atrativo e os enviou em contêineres para Hay-on-Wye.

conheca hay on wye a cidade dos livros 1

Com o tempo, outras bibliotecas aderiram à iniciativa e começaram a abrir lojas de livros usados ​​em praticamente todos os cantos do lugar. Foi década de 1970, quando Hay-on-Wye tornou-se conhecida internacionalmente como “a cidade dos livros”. Hoje, a cidade recebe cerca de 500 mil turistas por ano.

Entre as numerosas livrarias de Hay, as mais inusitadas ​​são as chamadas “Honesty Bookshops”. Essas livrarias (às vezes nada mais do que uma simples prateleira na parede) não possuem funcionários. As pessoas simplesmente selecionam os livros e deixam o dinheiro em uma pequena caixa de correio.

conheca hay on wye a cidade dos livros 2

Essa imagem acima mostra uma das mais conhecidas Honesty Bookshops. Ela fica localizada nos muros do Hay Castle, uma fortaleza do século 12 encravada no coração da cidade dos livros. Esta livraria ao ar livre consiste em prateleiras de madeira, empilhadas contra as paredes e totalmente revestidas de livros. Os livros de bolso custam centavos e os de capa dura geralmente não passam de 2 libras.

Desde 1988, Hay-on-Wye hospeda o “Hay Festival of Literature & Arts”, que ao longo dos anos já atraiu escritores como David Simon, Stephen Fry, Salman Rushdie e Simon Singh. Descrito por Bill Clinton em 2001 como “o Festival de Woodstock da mente”, esse evento se expandiu nos últimos anos e agora inclui apresentações musicais e até mesmo prévias de filmes.

conheca hay on wye a cidade dos livros 3

Ótima cidade turística para os amantes de livros, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀