Se a gente for parar para analisar, todas as guerras são estúpidas de alguma forma, já que elas sempre causam a morte e o sofrimento dos envolvidos, sejam eles soldados ou civis. Mas talvez nenhuma delas tenha sido tão estúpida quanto a Batalha de Zappolino, que foi iniciada por causa de um simples balde de madeira.

A Guerra do Balde, como é popularmente conhecida, foi travada no ano de 1325 entre as cidades rivais de Bolonha e Modena, na Itália. Tudo começou quando um grupo de soldados modenenses entraram escondidos em Bolonha e roubaram um balde de carvalho usado para tirar água de um poço que ficava localizado no centro da cidade. Embora o balde em si não tivesse nenhum valor histórico ou sentimental, o roubo feriu profundamente o orgulho do povo de Bolonha, e os bolonheses “humilhados” passaram a exigir que o balde fosse devolvido. Os modenenses se recusaram a fazer a devolução, o que indignou ainda mais os bolonheses e logo uma guerra viria a ser declarada.

Bolonha reuniu um enorme exército de 30.000 soldados e 2.000 cavaleiros para uma marcha em direção ao campo de batalha localizado no território onde hoje corresponde à comuna de Zappolino. Contra eles, havia um exército de apenas 5.000 homens e 2.000 cavaleiros, que foi tudo o que Modena conseguiu reunir para o confronto. Os modenenses também se encontravam espalhados de forma desorganizada, enquanto os bolonheses se agrupavam de maneira muito técnica nos terrenos altos das colinas ao redor.

conheca a historia bizarra da guerra do balde 2

Pintura retratando a Guerra do Balde.

Mas a guerra logo serviria de palco para uma grande surpresa histórica. Apesar de estar em desvantagem numérica e contar com todo o cerco muito bem organizado do inimigo, o exército de Modena lutou bravamente e em questão de horas fez com que a batalha chegasse ao seu fim. O exército de Modena não só conseguiu afugentar os bolonheses humilhados até Bolonha, como também conseguiram romper os portões da cidade e destruir vários castelos e um sistema de captação de água no rio Reno, fazendo com que toda a cidade ficasse sem água.

Além de tudo isso, do lado de fora dos portões da cidade, os soldados de Modena provocaram ainda mais seus inimigos derrotados ao organizar uma espécie de evento esportivo medieval, onde o povo comemorava a “eterna vergonha de Bolonha”. Como se os bolonheses não tivessem sido humilhados o suficiente, os soldados modenenses ainda roubaram um segundo balde de um outro poço  antes de retornar à Modena.

conheca a historia bizarra da guerra do balde 1

Até hoje o balde causador de toda a confusão está exposto na catedral de Modena.

No final das contas, cerca de 2.000 homens de ambos os lados perderam suas vidas na batalha, tudo por causa de uma guerra ridícula que foi iniciada pelo roubo de um mísero balde de madeira.

Uma guerra muito bizarra, não é mesmo? Comente!