Quem é fã de cinema provavelmente deve saber qual a diferença entre remake e reboot, porém quem não sabe as vezes fica muito perdido ao ver um notícia falando sobre um filme ou série que irá ganhar um das duas opções. Vou ser sincero, tive a ideia de fazer esse post pensando que eu sabia quais eram as diferenças, mas quando eu parei para pensar, fiquei muito na dúvida, então por esse motivo tive que dar uma leve estudada… Mas fiquem tranquilos, irei colocar exemplos e você saíra desse post sabendo diferenciar um do outro. Vamos lá?

Remake significa que o filme está sendo refilmado, com um novo elenco e com uma modernização visual tanto nos cenários quando na ambientação, porém este se baseia em mantem o formato da obra original, ou seja, a história. Como exemplos posso dar “A Fantástica Fábrica de Chocolates” que teve seu primeiro filme lançado em 1971 e depois em 2005 com direção de Tim Burton e tendo como protagonista Johnny Depp. Se formos analisar ambos os filmes, poderemos ver que o longa lançado em 2005 respeita e reproduz com fidelidade o filme de 1971, porém ele muda os atores e também moderniza o visual.

qual a diferença entre remake e reboot 2

Já os reboots são um reinicio da franquia ou filme/série, ou seja, diferente do remake, o reboot conta a história do zero, porém sem se basear em nada do seu antecessor, podendo criar qualquer outra coisa usando aqueles personagens. Um exemplo bem simples disso é a franquia do Homem-Aranha quem em 2002 recebeu o seu primeiro filme estrelado por Tobey Maguire. Após três filmes do cabeça de teia, a Sony decidiu repaginar o herói e em 2012, lançou o primeiro reboot do herói que tinha Andrew Garfield no papel principal.

Pegando os primeiros filmes de ambas as franquias podemos analisar que nos dois eles contam como Peter Parker ganhou os poderes e também como o tio Ben morre, porém depois disso a história muda por completo, afinal no primeiro filme de Maguire temos Mary Jane como seu par romântico, já no de Garfield, Gwen Stacy é sua crush. Sem falar dos vilões que também não são os mesmos: No filme de 2002, o Duende Verde causa o caos na cidade, enquanto no reboot de 2012 é o Lagarto que faz o serviço ruim.

qual a diferença entre remake e reboot 1

Mas e aí, o que achou do post? Conseguiu entender? Comente logo abaixo 😀