O Sapo-Pingo-de-Ouro é um sapo brasileiro considerado o menor do mundo! Bora saber mais sobre ele? Fiquem com a matéria!

O Sapo-Pingo-de-Ouro mede aproximadamente 11 milímetros, ele foi encontrado em alguns estados do Brasil, interessante né? Ele teve esse nome justamente pela sua aparência, por ser pequeno e ter essa coloração meio dourada, que se assemelha ao ouro. Ele geralmente vive somente nas áreas mais altas, onde não exista a neblina que deixa o ambiente úmido. Eles saem para comer durante o dia. Porem, raramente aparecem, saem nas escondidas. O Brachycephalus ephippium pode ser visto tanto de dia quanto de noite. Eles geralmente são encontrados em grupos, em manhãs ensolaradas.

menor sapo1

Ele é considerado um sapo de pequeno porte. Eles caminham bem lentamente, para nao chamar a atenção. dificilmente pulam, possuem a cor vistosa, o que pode estar associado à presença de substância tóxica na pele, semelhante a tetrodo-toxina, que possivelmente tem função defensiva contra predadores. Eles fazem uma desova terrestre, composta de poucos ovos despigmentados. Os ovos são colocados em pequenos buracos no chão, recobertos por terra.

Ele ainda não possui riscos de extinção, pelo menos até que mantenham preservada as matas úmidas, que é onde vivem. No entanto sua população pode entrar em declínio se houver redução da cobertura vegetal, ocasionada por desmatamentos.

É interessante saber que o menor sapo do mundo reside em nosso país, não é mesmo? Afinal o Brasil também é rico em diversas outras espécies de animais especificas daqui, mas isso eu deixo para outra matéria! Esse sapo em especifico é muito interessante, justamente por ser considerado o menor do mundo, eu jamais acreditei que havia um animal desse tamanho em nosso país. E você? o que achou? Deixe sua opinião abaixo, compartilhe suas ideias conosco!

Gostou da matéria? Ele é realmente muito pequeno né? Deixe sua opinião abaixo!