A mãe natureza é capaz de proporcionar maravilhas quando se trata da cor dos seres vivos. O pelo preto e branco característico dos pandas-gigantes fazem com que esses animais sejam um dos mais facilmente reconhecidos do planeta, muitas vezes se transformando nos alvos preferidos dos fotógrafos mundo afora. Mas por que será que eles têm essa coloração tão peculiar?

Segundo pesquisadores, a principal função de sua coloração seria uma espécie de camuflagem para fugir dos predadores, fazendo com que eles possam se esconder tanto na neve quanto nas sombras das árvores. Além disso, os grandes círculos pretos que ficam localizados ao redor dos olhos podem ajudar os pandas no reconhecimento de uns aos outros. Mas entender os motivos que levaram os pandas a ter essa coloração impressionante nem sempre foi uma tarefa fácil, tanto é que muitos biólogos consideram esse tópico uma dúvida histórica da biologia. Essa questão se tornou ainda mais difícil de ser abordada por causa do fato de que praticamente nenhum outro mamífero tem essa aparência, impossibilitando o uso de dados comparativos com 100% de precisão.

por que os pandas sao preto e branco 1

Para investigar esse assunto, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram fotos de pandas e outras 195 espécies de carnívoros, incluindo 39 subespécies de ursos. A partir de todo esse mapeamento, a equipe de pesquisa tentou combinar as áreas peludas de cores escuras com diferentes variáveis ​​ecológicas e comportamentais para descobrir o seu propósito. Depois de passar por muitas comparações, os cientistas determinaram que as partes brancas dos pandas-gigantes (Ailuropoda melanoleuca) localizadas em sua face, pescoço, barriga e costas, ajudam esses animais a se esconder na neve. Em contraste, seus braços e pernas na cor preta ajudam os pandas a se camuflar nas sombras de áreas florestais.

No entanto, eles acreditam que as marcas pretas que ficam na cabeça dos pandas não são usadas por eles para se esconder de predadores, mas sim para se comunicar. As orelhas pretas desses animais podem ajudar a expressar algum sinal de aviso aos predadores e suas manchas escuras na região dos olhos escuros podem contribuir no reconhecimento dos pandas ou até mesmo servir como uma forma de hostilizar possíveis competidores em épocas de acasalamento.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente!