Se você vive em uma área aberta que possua uma certa quantidade de vegetação nos arredores, muito provavelmente deve sofrer com a presença de alguns vizinhos indesejáveis: os mosquitos. Eles são conhecidos principalmente pelas suas picadas irritantes e pela capacidade de transmitir doenças infecciosas, mas existem muitos outros fatos interessantes sobre esses insetos traquinas que merecem atenção. Por isso, aqui estão algumas curiosidades sobre eles.

1. Apenas as fêmeas picam, devido a sua necessidade de obter uma proteína encontrada no sangue que ajuda seus ovos a se desenvolverem.

2. As fêmeas podem colocar até 300 ovos de uma só vez. Esses ovos geralmente flutuam na superfície de água parada.

3. Pesquisadores descobriram acidentalmente que os perfumes da marca Victoria Secret repelem os mosquitos de uma maneira mais eficaz do que muitos repelentes encontrados no mercado.

4. Em todo o mundo, existem cerca de 3.500 espécies de mosquitos.

5. Os mosquitos são a única criatura que já causou mais morte de humanos do que os próprios humanos.

curiosidades interessantes sobre os mosquitos 1

6. As fêmeas podem bater suas asas até 500 vezes por segundo! Inclusive,  os machos localizam as fêmeas pelo som que suas asas produzem.

7. Por causa dos fatores climáticos e a geografia local, não existem mosquitos na Islândia.

8. Em dezembro de 2008, a polícia da Finlândia conseguiu descobrir a identidade do ladrão de um carro graças a uma amostra de DNA coletada de um mosquito que estava dentro do veículo.

9. Alguns biólogos combatem a malária usando mosquitos geneticamente modificados que são imunes e incapazes de transmitir a doença. Em outras palavras, a maneira mais eficaz de curar a malária em humanos é primeiramente “curar” os mosquitos.

10. Muitos desses insetos têm uma certa preferência por um tipo sanguíneo específico, de modo que as pessoas com o tipo sanguíneo “O” são mais propensas a serem picadas.

11. O nome grego para o mosquito é “anopheles”, que traduzido para o português significa “bom para nada”.

12. Seriam necessários cerca de 1.200.000 mosquitos, cada um sugando ao mesmo tempo, para drenar completamente o sangue do corpo de um humano adulto.

13. O sistema digestivo de um mosquito deteriora o vírus HIV antes que ele possa ser transmitido para outra vítima.

14. Acredita-se que Alexandre, o Grande, tenha morrido de malária em 323 aC por causa de uma picada de mosquito.

curiosidades interessantes sobre os mosquitos alexandre o grande

15. Com relação à altura, a maioria dos mosquitos voa abaixo dos 8 metros. No entanto, algumas espécies já foram encontrados no Himalaia, numa altitude de 2.438 metros!

16. Mosquitos não têm dentes. Por isso eles se alimentam principalmente do néctar de plantas e frutas.

Interessante o que esses insetos voadores podem fazer, não é mesmo? Comente!