É comum chegar o verão e ouvir reclamações de que os pés estão inchados, mulheres grávidas também enfrentam este sério problema e hoje fiquei curiosa. Afinal, por que os pés incham?

Isso ocorre quando a circulação sanguínea nós pés diminui em função do excesso de calor – por isso as reclamações no verão – por andar demais, ficar muito tempo na mesma posição, ingerir alguns medicamentos, doenças renais, alterações hormonais, retenção de líquido e até mesmo cirrose. A obesidade também causa este problema já que o excesso de peso atrapalha a circulação do sangue, assim aumentando a pressão arterial e comprometendo os vasos sanguíneos.

pés incham

Os problemas renais também causam o inchaço dos pés em função dos rins serem os responsáveis pela filtragem e eliminação do sódio. Quando isso não ocorre, o aumento de sódio acabam inchando tanto os pés quanto as pernas. Para evitar este problema, é preciso seguir algumas orientações tais como erguer os pés, evitar caminhar muito ou ficar sempre na mesma posição, utilizar chás diuréticos para evitar a retenção de líquido, ficar atento aos efeitos colaterais de medicamentos e sempre procurar por ajuda caso este inchaço ocorra em demasia.

Você sofre com o problema dos pés inchados? Comente!