Entre piadas, trocadilhos e até mesmo cócegas, existem inúmeras razões para darmos uma boa risada. Mas será que os humanos são a única espécie que possui algum tipo de senso de humor? Bem, vamos tentar elucidar isso ao longo dessa matéria, mas já posso adiantar que a resposta depende muito do que você define como “humor”.

Durante toda a história da humanidade, filósofos e psicólogos têm estudado para chegar a uma definição exata do que constitui o senso de humor. Muitos pesquisadores já apresentaram inúmeras teorias ao longo dos anos, sendo que uma das mais populares é a “teoria da incongruência”. Basicamente, essa teoria diz que o humor surge quando há uma inconsistência entre o que se espera que aconteça e o que realmente acontece, lembrando que isso pode incluir ferramentas cômicas como trocadilhos, ironia e reviravoltas do destino. Se formos seguir essa definição para responder a pergunta desse post, podemos dizer que a grande maioria dos animais provavelmente não tem senso de humor, pois essa característica necessita de mecanismos cognitivos que lhes permitiriam identificar tais inconsistências.

os animais tem senso de humor 1

No entanto, a teoria da incongruência do humor não consegue explicar todas as questões que podem dar origem a gargalhadas, como cócegas ou até mesmo aquelas piadas sem graça que aquele tio chato sempre conta quando vai te visitar. Por isso, nos últimos anos os psicólogos surgiram com uma teoria diferente. Eles agora sugerem que o humor surge a partir da chamada “violação benigna”. Essa teoria pode explicar por que uma série de coisas que não deveriam ser engraçadas acabam nos fazendo rir, o que inclui as cócegas, já que elas “violam” o espaço físico de alguém. Você não pode fazer cócegas em si mesmo, porque isso não constitui uma “violação”, além do fato de que uma pessoa estranha não vai conseguir fazer cócegas em você, pois você não verá isso como um ato benigno.

Sob esta teoria, a questão do humor dos animais sofre uma grande reviravolta, já que através dela podemos dizer que vários animais, de fato, têm um “senso de humor”, ainda que isso seja notado em algumas espécies apenas por meio de cócegas. Pesquisas realizadas em 2009 mostraram que nossos parentes primatas (chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos) produzem sons de riso quando fazem cócegas entre si e quando estão brincando. Até mesmo os cães também são conhecidos por ter uma espécie de riso ofegante e uma “cara de brincadeira”, o que também pode sugerir um certo senso de humor.

Por isso, podemos dizer que o senso de humor pode ser algo muito mais interpretativo do que uma questão de definição científica.

Curtiu? Deixe o seu comentário! 😀