As girafas são animais mamíferos que habitam boa parte do continente africano. Esses animais são geralmente conhecidos pelo grande público devido ao enorme tamanho de seu pescoço, uma característica tão incomum que pode ser facilmente notada de muito longe. No entanto, essas criaturas têm muitas outras particularidades bem interessantes que são desconhecidas pela maioria da pessoas. Por isso, aqui estão listados 14 fatos curiosos sobre as girafas que você provavelmente desconhece.

1. Apesar de serem incrivelmente altas, as girafas têm o mesmo número de vértebras no pescoço que os humanos: apenas sete. No entanto, cada vértebra individual é bem grande, chegando a medir até 25 centímetros de comprimento.

2. As girafas só precisam beber água geralmente uma vez a cada dois dias. Elas obtêm a maior parte de água através da sua dieta baseada em vegetais.

3. As girafas fêmeas costumam retornar ao local onde nasceram para dar à luz aos seus filhotes. Chegando lá, seus pequenos ganham uma recepção bem peculiar, já que nascem caindo a mais de um metro e meio do chão.

curiosidades que voce precisa conhecer sobre as girafas 1

4. Felizmente, os filhotes de girafa podem ficar de pé e até correr apenas uma hora depois do nascimento.

5. Esses animais necessitam de mais de 75 quilos de comida por dia. Como a sua dieta se baseia em folhas, isso significa que eles passam a maior parte do tempo comendo.

6. As girafas geralmente ficam em pé enquanto dormem e só precisam de 5 a 30 minutos de sono em um período de 24 horas.

7. As línguas desses animais são de cor escura, o que provavelmente serve como proteção à exposição solar frequente.

curiosidades que voce precisa conhecer sobre as girafas 2

8. O nome científico da girafa, Giraffa camelopardalis, surgiu a partir da crença dos antigos gregos de que ela se parecia com um camelo vestindo um casaco de leopardo.

9. Embora sejam mais propensas a fugir de um ataque do que revidar, as girafas não são totalmente indefesas. Um chute rápido de suas longas pernas pode causar sérios danos a um possível predador, podendo até matá-lo.

10. Os machos costumam testar a fertilidade de uma fêmea provando a sua urina.

11. O Dia Mundial da Girafa é celebrado todo 21 de junho.

12. As girafas têm chifres cobertos de pelos que são chamados de ossicones. Os machos costumam usá-los como armas durante brigas.

curiosidades que voce precisa conhecer sobre as girafas 3

13. A primeira girafa da Europa foi levada para lá pelo imperador Júlio César em 46 aC, como parte de um “retorno triunfante” a Roma após anos de guerra civil.

14. As manchas de uma girafa podem ser comparadas às impressões digitais humanas, pois não existem duas girafas com exatamente o mesmo padrão.

Animais realmente incríveis, não é mesmo? Comente! 😀