Quando eu estava na 4ª série, ainda no fundamental 1, comecei a estudar em geografia uns temas bem estranhos, diga-se de passagem… E no meio de um desses temas eu conheci o chorume de lixo, que para quem não sabe, é um liquido soltado pelo lixo. Mas uma coisa que me envergonha até hoje é o fato de eu não saber o que realmente é o chorume, ou o porquê do lixo o produzir. Tendo isso em vista, hoje iremos falar um pouquinho sobre esse assunto. Espero que gostem!

O chorume é basicamente um líquido formado da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários. Pelo fato do líquido ser muito poluente, ele não pode ser jogado diretamente no meio ambiente, afinal pode acabar provocando a contaminação daquele solo ou de corpos d’água que ali perto ficam. Caso você nunca tenha visto esse tal chorume, aí vai uma descrição rápida do líquido: Simplificando, ele se trata de um líquido escuro, viscoso e fétido que também pode atrair vetores de doenças, como moscas e roedores. Ele pode se formar tanto em um lixo orgânico (com restos de alimentos) quanto em um inorgânico (com vidros e plásticos).

o que é chorume de lixo 1

Qual a composição do chorume de lixo? Bom, isso vai variar de acordo com o material que está sendo descartado, porém na maioria das vezes, o chorume possui em sua composição nitrogênio e carbono, sendo que as vezes é encontrado também cobre, cobalto, cádmio, mercúrio e outros metais pesados. Ah, quase me esqueci, ele também pode ser formado por causa de umidade natural do detrito ou por seu apodrecimento, o que acaba sendo alimentado pela água da chuva.

Ele traz alguma consequência?  Bom, ele pode sim trazer alguns problemas, principalmente se não for bem tratado no aterro sanitário, onde pode acabar alcançando os lençóis freáticos e contaminar todo o ciclo de água do aquífero que faz parte. Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀