As eleições estão aí e, pensando nisso, a equipe do TriCurioso decidiu dar aquela ajudinha na hora de escolher seu candidato! Durante esta semana, faremos a ficha técnica dos cinco candidatos com maior intenção de votos segundo pesquisa Ibope realizada dia 1º de Outubro de 2018, às 21hs, e divulgada no site G1 de notícias. Esperamos que vocês gostem e que isso os ajude na urna!

O candidato abordado hoje é Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT, número 13). Também já falamos do candidato Jair Bolsonaro e em breve traremos os demais candidatos. Vamos agora conferir um pouco mais sobre sua trajetória.

Biografia Básica

ficha tecnica eleicoes 2018 fernando haddad tricurioso

Fernando Haddad foi prefeito da cidade de São Paulo e Professor Doutor de Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP), nascido em 25 de Janeiro de 1963 (55 anos), em São Paulo, capital. Chegou ao governo federal no ano de 2003 assessorando Guido Mantega, ministro de Planejamento. No governo Lula, assumiu o cargo de ministro da Educação em 2005, auxiliando na criação do ProUni (programa que auxilia estudantes de baixa renda a cursarem o Ensino Superior Particular) e ampliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi eleito prefeito da cidade de São Paulo em 2012, porém, em 2013 recebeu muitas críticas a respeito do preço das tarifas do transporte público. Haddad também sofre duras críticas por fazer parte do PT, partido alvo de muitas investigações, dentre elas a Lava-Jato, operação da Polícia Federal que prendeu o ex-presidente Lula.

Formação Acadêmica

  • Professor Doutor do DCP-USP
  • Graduação em Direito
  • Mestrado em Economia
  • Doutorado em Filosofia, todos pela Universidade de São Paulo (USP)

Alianças Partidárias

Fernando Haddad se filiou ao PT ainda cursando a faculdade, em 1983, ocupando a função de tesoureiro do Centro Acadêmico XI de Agosto, entidade do Largo São Francisco formada por estudantes. Hoje, ainda pelo PT, está apoiando a coligação “O Povo Feliz de Novo“, em aliança ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A candidata a Vice-presidente é Manoela d’Ávila, jornalista e deputada federal pelo PC do B, nascida em 18 de Agosto de 1981 (37 anos).

ficha tecnica eleicoes 2018 fernando haddad tricurioso manoela davila vice

Manuela d’Ávila, candidata a vice-presidente de Fernando Haddad.

Segundo a pesquisa Ibope (01/10/2018, 21h) Fernando Haddad segue em segundo lugar, com 21% das intenções de voto. O primeiro lugar é de Jair Bolsonaro, com aproximados 31% das intenções. Logo após, temos Ciro Gomes (PDT) – 11%; Geraldo Alckmin (PSDB) – 8% e Marina Silva (Rede) – 4%.

Propostas

ficha tecnica eleicoes 2018 fernando haddad tricurioso lula

“Haddad é Lula”, um dos lemas da campanha do PT nestas eleições.

Uma das coisas mais importantes que devemos levar em conta ao escolher nossos candidatos e candidatas em uma eleição é representado pelas propostas de governo destes, analisando a coerência entre os planos que oferecem e a realidade e necessidades pelas quais o país passa. As propostas do candidato Fernando Haddad podem ser conferidas no site oficial de sua campanha (https://www.obrasilfelizdenovo.com/noticias/propostas/), infelizmente o site do TSE informa apenas as propostas de campanha do ex presidente Lula, assim mostrando sua situação como ‘indeferido’.

Quais são as suas reflexões a respeito de Fernando Haddad? Comente para nós!