A vida de um vestibulando não é nada fácil, falo por experiência própria. Uma das coisas que aprendi durante esse ano é que eu não posso perder tempo com dúvidas bestas/simples e tendo isso em vista, decidi sempre que tiver dúvidas assim trazer aqui para vocês a resposta de uma forma simples e rápida. Desta forma, acredito que tanto eu quanto você saímos ganhando, não é mesmo? Bom, vou parar de enrolar e ir logo ao assunto… Hoje iremos diferenciar a artéria da veia. Espero que gostem!

Para quem não sabe, as artérias saem do coração e a medida que se ramificam acabam se tornando mais finas, sendo que sua função principal é de levar o sangue e, junto com nutrientes, o oxigênio do coração para os nossos tecidos. Sem falar que elas também são capazes de transportar sangue sob alta pressão, sendo necessário nesses casos paredes elásticas e fortes. Vale lembrar que sua túnicas, diferentes das normais, são mais espessas e também ricas em rica em fibras elásticas.

qual a diferença entre artéria e veia

Já as veias são resultados de uma convergência de vasos sanguíneos, que a medida em que se aproximam do coração ficam com um calibre maior, ou seja, só nessa introdução já podemos notar uma grande diferença entre as duas, afinal a artéria saí do coração e as veias chegam no coração (Anota isso aí, meu grande amigo!). Outra diferença bem interessante é que, diferente das artérias, a túnica média da veia possui músculos e fibras elásticas em menor quantidade, sendo que sua pressão sanguínea nesses vasos é bem baixa. Vale lembrar que sua principal função é levar sangue do corpo para o coração para que assim ele possa ser bombeado novamente para o nosso corpo (Anote isso aí, é bem importante).

Bom, é isso. Acredito que eu consegui deixar bem claro as principais diferenças entre a artéria e a veia. O que achou? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀