Há algum tempo escrevemos aqui no TriCurioso sobre quem foi o gênio por trás do chuveiro elétrico, porém quem inventou o chuveiro? Essa também é uma pergunta importante! Vamos descobrir?

Tudo começou em 1330 a.C. ainda na Grécia Antiga. Desenhos e documentos comprovam que já naquela época as pessoas desenvolviam pequenas duchas de água para banhar-se em pé e de forma mais prática. Porém, você se engana se pensa que os banhos eram frios nesta época, na verdade a água era aquecida à lenha antes da hora do banho.

quem inventou chuveiro tricurioso 1

Porém, o inventor do chuveiro como conhecemos hoje se chama Merry Delabost, em 1872 ele era um médico francês que trabalhava em uma prisão. Na tentativa de melhorar a higiene dos presidiários e assim evitar a proliferação de doenças, ele criou o aparelho cujo objetivo era liberar jatos de água, assim possibilitando um banho rápido, porém mais completo.

Após sua invenção, logo se desenvolveu o aquecimento de água à gás. Durante a Revolução Industrial, a tecnologia se espalhou pela Europa e Estados Unidos, criando uma rede de distribuição de gás utilizada até os dias de hoje. Como a tecnologia demorou a vir para o Brasil, acabou que não desenvolvemos estas redes, fazendo surgir o chuveiro elétrico em 1940.

Conhecia essas informações? Comente!