Nosso grande companheiro nos dias frios, principalmente aqui no Rio Grande do Sul onde as temperaturas chegam -5ºC nos dias mais frios, é o chuveiro elétrico. Não há nada melhor do que chegar em casa gelado e correr para a água quente, mas você já pensou sobre quem foi o inventor do chuveiro elétrico? Eu conto para você, pode ficar tranquilo.

Me surpreendi ao descobrir que o primeiro chuveiro elétrico seguro e com registro de água foi criado por um brasileiro! É isso mesmo, esta maravilha aquecedora de água que salva o meu inverno foi inventada pelo paulista Francisco Canho. Nos anos 40, mais especificamente na cidade de Jaú, o inventor percebeu que todos os chuveiros elétricos que se tinha até então ou eram muito perigosos, ou simplesmente não funcionavam. Isso acontecia porque os fabricantes não sabiam como isolar os condutores de energia de forma segura e, como a parte externa destes chuveiros era metálica, a eletricidade era conduzida livremente até o usuário.

quem inventou chuveiro eletrico tricurioso 1

Tendo esta visão, Canho pensou que o ideal seria utilizar o plástico ai invés do metal que é isolante, assim não conduzindo mais energias. Além disso, ele também percebeu que deveria utilizar duas resistências para aquecer a água que passaria por ela. Graças a este brilhante homem, hoje tomamos banhos seguros e quentinhos. Interessante, não acha? Comente!