O enlatamento de comidas é um processo relativamente recente na longa história de preservação de alimentos que a humanidade já testemunhou. Os seres humanos sempre buscaram secar alimentos e colocar grandes quantidades de sal sobre eles na tentativa de prolongar a sua vida útil. No entanto, o ato de preservá-los em recipientes totalmente fechados surgiu apenas no final do século 18, quando Napoleão Bonaparte (sim, aquele mesmo) promoveu a criação da comida enlatada.

Em meados de 1795, Napoleão Bonaparte passou a oferecer recompensas para quem pudesse desenvolver um método seguro e confiável de preservação de alimentos para o seu exército, que se deslocava constantemente. O inventor Nicholas Appert aceitou o desafio e alguns anos depois desenvolveu um método que envolvia o processamento e armazenamento de alimentos em potes de vidro que eram reforçados com arame e selados com cera. Essa técnica é semelhante ao método artesanal que algumas pessoas ao redor do mundo ainda usam para selar frascos de geleia com cera de parafina. Mas nos dias atuais esse método não é mais considerada seguro.

O próximo avanço foi o primeiro método verdadeiro de “enlatamento” de alimentos. Em 1810, o inglês Peter Durand introduziu no mercado um método para selar alimentos em latas supostamente “inquebráveis”. O primeiro estabelecimento comercial que passou a produzir comida enlatada nos EUA foi fundado em 1912 por Thomas Kensett. Quase um século depois de Nicholas Appert ter aceitado o desafio de preservar alimentos para Napoleão, o cientista Louis Pasteur foi capaz de demonstrar que o crescimento de micro-organismos era o que fazia com que a comida estrague. Antes disso, as pessoas sabiam que os métodos de enlatamento funcionavam, mas não tinham ideia do porquê.

qual a origem da comida enlatada 1

Após esses avanços, mais especificamente na época da Guerra Civil Americana, foram inventados frascos de vidro para conservação de alimentos que contavam com grampos de metal e anéis de borracha. Frascos dese tipo ainda estão disponíveis hoje, embora sejam mais usados ​​para armazenar produtos secos do que conservas. Desde os anos 50, as comidas enlatadas passaram a adotar os recipientes que conhecemos hoje, com latas de aço que muitas vezes possuem uma pequena chave que facilita a sua abertura. Novas fórmulas de conservação também foram criadas nos últimos anos, aumentando ainda mais o seu prazo de validade.

Você já sabia que Napoleão deu o “pontapé inicial” para a criação da comida enlatada? Comente!