Hoje moro em um apartamento, no terceiro andar para ser específica. Porém, em minha cidade, existem prédios muito maiores que o meu, isso que moro no interior do Rio Grande do Sul. Isso me fez pensar… Qual foi o primeiro arranha-céu do mundo?

Tudo começou em Chicago, mais especificamente no Home Insurance Building. Uma curiosidade interessante é que antes deste ser construído, as pessoas tinham muito medo de utilizarem elevadores e também de prédios muito altos já que pareciam que iam cair. Isso até que Wiliam Jenney entrou em cena e descobriu uma forma de usar vigas de aço para estruturar o esqueleto do edifício, isto porque na época este trabalho era feito apenas por tijolos, tanto dentro quanto fora. O House Insurance Building foi construído em 1885 e, infelizmente, demolido em 1931. Ele possuía 10 andares e 138 metros e altura.

primeiro arranha ceu mundo tricurioso

O primeiro arranha-céu do Brasil

Mas e no Brasil, quando o primeiro arranha-céu foi construído? Pois bem, este começou a ser erguido em São Paulo no ano de 1924, sendo finalizado apenas em 1934. Uma curiosidade interessante é que em 1929 o mesmo foi inaugurado mesmo sem ter sido totalmente finalizado, na época ele tinha 12 andares, sendo que quando finalizado, alcançou 30 andares e 130 metros. Ele foi projeto do arquiteto húngaro William Fillnger, seu nome é Edifício Martinelli.

Você conhecia esses imponentes arranha-céus? Comente!