A vida de um redator do TriCurioso não é nada fácil meus amigos, temos que estar sempre antenados para que assim nossa mente possa capitar um dúvida inusitada que vocês também podem ter. Mas tenho que admitir que as vezes tenho uma dúvidas muito bizarras, como por exemplo hoje: eu estava almoçando e do nada eu olhei para o garfo e para a faca e me perguntei: “Quem será que inventou essa parada?” e adivinha? Estou aqui para responder essa pergunta. Espero que gostem!

Acho que todos aqui sabem que antigamente, antes de terem inventado essas belezinhas chamadas talheres, as pessoas comiam com as mãos, sendo que os mais educados só usavam 3 dedos para levar o alimento até a boca (Não vi nada de educado nesta ação, mas vai saber né…). No século XI as coisas começariam a mudar, afinal o membro da corte de Veneza, Domenico Salvo acabou se casando com a princesa Teodora, de Bizâncio e em seu enxoval, a mulher trouxe junto dela um objeto com duas pontas que ela usava para espetar os alimentos (Isso que eu chamo de mulher fina). No início, esse garfo deu muito o que falar, chegando a ser considerado uma heresia, afinal o povo dizia que a comida cedida por Deus era sagrada e deveria ser comida com as mãos.

como surgiu o talher 1

Com o tempo, pessoas importantes que faziam parte do clero e da nobreza começaram a adotar o que seria conhecido como talher, entretanto a população demorou para aceitar o objeto em suas vidas, chegando só a ser popular entre o povo no século XIX, quando o talher passou a ter três dentes ao invés de dois. Ok, vimos a origem do garfo… mas e dos demais? Bom, a faca é considerada um dos talheres mais antigos. Para você ter uma noção, foi Homo Erectus que trouxe o objeto cortante, feito de pedra, ao mundo com o objetivo de caçar e se defender. Vale lembrar que Homo Erectus surgiu na Terra há cerca de 1,5 milhão de anos. Caso você esteja se perguntando, a colher surgiu já com o objetivo de ficar sobre a mesa e segundo informações, ela possuía um formato de concha e era usada para jogar caldo no pão há mais de 10.000 anos atrás.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀