Curiosidades

Saiba porque você não deve dormir durante o pouso e a decolagem de um avião

Se você tiver que correr para o aeroporto às 6 da manhã para pegar um voo, é bem provável que todo esse esforço te deixe bastante cansado. Por isso, o simples fato de finalmente se acomodar em seu assento no avião pode ser mais que suficiente para fazê-lo tirar um cochilo imediatamente. No entanto, dormir durante a decolagem e o pouso de um avião pode lhe causar vários problemas de saúde, incluindo danos permanentes nos ouvidos, segundo pesquisadores.

A razão por trás disso tem a ver com o fato de que a pressão do ar dentro de um avião muda rapidamente durante a decolagem e o pouso. Essa rápida mudança na altitude afeta a pressão do ar no ouvido de tal maneira que pode provocar um vácuo na tuba auditiva (ou Trompa de Eustáquio), que por sua vez faz com que os ouvidos pareçam estar bloqueados e doloridos.

É muito importante trabalhar com alguma forma de relaxamento, abertura e limpeza das tubas auditivas neste estágio do voo. Se você estiver dormindo, não poderá fazer nada para reduzir ou equalizar a pressão do ar nos ouvidos. Por isso, eles tendem a ficar bloqueados e você logo enfrentará problemas de saúde como tontura, infecções de ouvido, danos no tímpano e na pior das hipóteses algum tipo de hemorragia ou perda auditiva.

Algumas formas de evitar ou impedir esses problemas nos seus ouvidos incluem bocejar, beber água e mascar chicletes, já que essa última opção ajuda tanto na produção de saliva quanto na movimentação da região onde os ouvidos ficam localizados. Você também pode tentar assoar o nariz enquanto o fecha para reduzir o acúmulo de pressão, mas certifique-se de aplicar a força correta para não danificar o seu sistema auditivo.

Por isso, se você é um daqueles que adormecem com facilidade nos estágios de voo citados, experimente conectar seus fones de ouvido e escute alguma música animada. Isso vai fazer com que você não se sinta tão sonolento e pode evitar que certos problemas venham a acontecer no seu sistema auditivo.

E você, já sentiu os efeitos da pressão do ar durante uma viagem de avião? Compartilhe o seu comentário com a gente! 😀

Você também pode gostar de