Curiosidades, Saúde

Como as espinhas se formam?

Há alguns dias fui surpreendida com uma espinha no meu pé, mais especificamente no dedão do pé esquerdo. Isso me deixou muito intrigada, afinal, como as espinhas se formam?

As terríveis culpadas são as glândulas sebáceas, são elas as responsáveis pela produção de uma substância oleosa que lubrifica a pele e os pelos, assim sendo eliminada através dos poros que estão distribuídos por nossa ele. Porém, quando um desses poros acaba entupindo, ou ainda quando há um grande aumento na produção desta oleosidade, acaba que surge um terrível cravo.

Isso mesmo, aquele pretinho desgraçado que aparece quando você menos espera. Agora, quando essa belezinha decide infeccionar através de bactérias que comumente vivem em nossa pele… Pois bem, meu amigo, é neste momento que as espinhas aparecem. Tudo isso graças a uma doença de pele conhecida dos adolescentes, esta se chama acne.

Uma curiosidade fica… Por que os poros entopem? Isso acontece porque as células acabam produzindo uma grande quantia de queratina – proteína que protege nossa pele – e que acaba obstruindo este espaço. Alem disso, este entupimento também pode ocorrer em função de produtos cosméticos muito oleosos ou gordurosos, má alimentação, uso de remédios ou ainda excesso de hormônios.

Quando a obstrução se forma e o cravo surge, é comum que ele acabe sendo atacado por inúmeras bactérias que causam a incômoda inflamação. Por isso alguns dias depois você poderá ser surpreendido com um pequeno inchaço vermelho e dolorido que em alguns dias ficará verde, assim expelindo pus. Vale ressaltar que você jamais deve espremer uma espinha, caso você faça com suas unhas sujas, instrumentos mal higienizados ou até mesmo em um ambiente não tão limpo, poderá piorar ainda mais a inflamação e ainda acabar com uma bela cicatriz.

Existem inúmeros tratamentos que podem ajudar caso você possua muitas espinhas, inclusive nosso amigo Milton escreveu sobre um dos medicamentos que o ajudou bastante, confira no link abaixo:

Gostou das informações? Comente!

Você também pode gostar de