A temporada de premiações é um dos momentos mais esperados do ano para os fãs de músicas, filmes e seriados. O Emmy, Oscar, Globo de Ouro e outros prêmios são responsáveis pelo aumento na exposição do trabalho dos vencedores por conta do reconhecimento dado pelos críticos e também pelas academias musical ou cinematográfica. E o Grammy é o verdadeiro sonho daqueles que fazem música e querem ser reconhecidos.

O motivo é que esse prêmio é considerado o Oscar da música. O Grammy é um prêmio musical muito importante e tem duas versões: O Grammy Award, dado aos artistas de maior visibilidade no mercado fonográfico do mundo e o Grammy Latino, dado aos artistas latino-americanos, como os brasileiros, mexicanos e cubanos. Ser indicado à versão norte-americana do Grammy não anula uma participação na versão latina, e vice-versa. A pluralidade da música latina é tão grande que a criação do prêmio para quem é da região se tornou uma espécie de “justiça” aos latinos.

Atualmente, o Grammy Award indica brasileiros em poucas ocasiões, mas vários artistas de nosso país levaram um troféu para casa. Entre os mais premiados aparecem Laurindo Almeida, que levou prêmios em 1959 e 1961: Melhor Engenharia de Álbum Clássico por “Duets With The Spanish Guitar”, Melhor Performance de Música de Câmara por “Conversations With The Guitar” e Melhor Performance Instrumental de Solista sem Orquestra por “The Spanish Guitars of Laurindo”.

grammys

No ano de 1965, o prêmio de Gravação do Ano de Álbum do ano foram dados para brasileiros. Astrud Gilberto e Stant Getz foram premiados pela performance de “The Girl From Ipanema” e João Gilberto e Stan Getz foram premiados pelo álbum “Getz/Gilberto”. Depois disso, Sergio Mendes ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música do Mundo, por “Brasileiro”. Em 1998, Milton Nascimento levou o mesmo prêmio pelo disco “Nascimento”.

Em 2000, Caetano Veloso ganhou o mesmo prêmio pelo álbum “Livro”. Antes disso, Tom Jobim foi premiado com por “Brasileiro” na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino. Em 2002, Gilberto Gil levou o prêmio de Melhor Álbum Contemporâneo do Mundo por “Eletracústico”. Um fato curioso é que em 1963, a brasileira Astrud Gilberto venceu nomes como Louis Armstrong e The Beatles na categoria Gravação Do Ano.

No Grammy Latino, a participação dos brasileiros fica atrás dos mexicanos e colombianos. A barreira linguística é um dos principais problemas para os artistas brasileiros, que são os únicos a falar português em toda América Latina, completamente tomada pela língua espanhola. O México tem 175 prêmios, a Colômbia tem 171 e o Brasil em 130. Porto Rico vem na sequência com 80 e a Espanha com 78.

Entre os brasileiros vencedores estão Ivan Lins, pelo álbum “Cantando Histórias”, de 2005, Maria Rita, na categoria Artista Revelação em 2004, Caetano Veloso, na categoria de Melhor Álbum em 2007, 2009 e 2013. Xuxa venceu a premiação na categoria Álbum Infantil duas vezes: 2002 e 2003 pelo seu tradicional “Só Para Baixinhos”. O prêmio também foi dado para Adriana Calcanhoto em 2006 e Pato Fu, 2011.

grammy 1

Em 2017, os brasileiros premiados foram Nando Reis (álbum de rock), AnaVitória e Tiago Iorc por “Trevo (Tu)” em Canção de língua portuguesa, Mart’nália por “+Misturado” na categoria Álbum de Samba/Pagode. O cantor Daniel ganhou o prêmio de Melhor Álbum de música sertaneja e Bruna Viola foi a vencedora na categoria de Álbum de Música de Raízes Brasileiras.

E aí, algum artista que você é fã tá nessa lista? Deixa aí nos comentários!