Se você é uma pessoa apaixonada pela nostalgia dos anos 80 e 90, que só de ouvir o som de uma fita K7 rebobinando já sente arrepios? Então certamente você perderá muito do seu feriadão explorando o Conserve the Sound, acervo digital repleto de sons do passado.

Todo saudosista deveria conhecer esse site que é, na verdade, um grande museu digital do som nostálgico. Isso mesmo, por lá você encontra desde a fita rebobinando até mesmo os estranhos barulhos de discagem das conexões de internet antigas. Você também encontra o click do botão dos walkmens, do flash de câmeras, o som emitido pelos antigo videocassetes e muito mais.

conserve the sound tricurioso

Caso você tenha ficado curioso, este é um projeto que está sendo realizada na Alemanha graças ao financiamento da Film & Medienstiftung NRW para justamente Preservar o Som, como diz a tradução do nome do projeto. Sua ideia é guardar todos esses barulhos que com o tempo ninguém mais se lembrará, assim mantendo esta recordação para sempre registrada e também livre para o acesso de todos.

Tudo começou ainda em 2013 com alguns objetos e até hoje (2018) está ativo e com seu acervo crescendo cada dia mais. Há sons desde a década de 1910 até os anos 2000 que são possíveis de explorar através de um elaborado catalogo com imagens dos objetos que vão de eletrodomésticos a eletrônicos focados em entretenimento. Existe até um vídeo onde é explicado o projeto, porém infelizmente não possui legendas em português. Caso queira arriscar, segue o vídeo:

Gostou da nostalgia? Comente!