Sempre adorei programas de TV, seriados e outros conteúdos que a TV aberta sempre ofereceu e, antes de cair no vício de séries norte-americanas, o SBT me apresentou um programa mexicano chamado Chaves. A história simples e aparentemente de pouco custo para ser produzida é até hoje um dos maiores sucessos da história da TV mexicana e brasileira.

A história é uma criação do mexicano Roberto Gómez Bolaños, também conhecido por Chespirito. O ator, diretor e roteirista foi responsável pela criação de vários projetos, como as histórias do Chapolin Colorado e do Dr. Chapatin. Bolaños infelizmente não está mais entre nós. Ele faleceu em novembro de 2014 aos 85 anos vítima de insuficiência cardíaca.

Outro ator muito importante da trama que não está mais entre nós é Rubén Aguirre, o Professor Girafales. Ele faleceu em 2016 aos 82 anos, foi vítima de complicações da pneumonia. Antes deles, morreram Ramón Valdés (1923-1988), o Seu Madruga e Angelines Fernández (1922-1994), a Dona Clotilde/Bruxa do 71.

chaves

Mas afinal… quais atores do elenco original do seriado Chaves ainda estão vivos atualmente? Florinda Meza, que viveu a Dona Florinda é viúva de Bolaños e ainda está viva. Carlos Villagrán, o Quico, que recentemente resolveu aposentar o personagem. Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha e Edgar Vivar, o Sr. Barriga.

Florinda não atua mais, mas recentemente falou sobre a vontade de apresentar um projeto a Netflix que seria protagonizado pela atriz Thalía. Edgar Vivar continua na ativa, fazendo shows por vários lugares do mundo (inclusive no Brasil). Maria Antonieta também atua, inclusive recentemente participou de uma ação publicitária da Netflix. Carlos Villagrán manteve suas apresentações como Quico até meados de 2018.

Entre os outros participantes do elenco que já faleceram estão Horácio Gómez Bolãnos, o Godinez, que morreu em 1999 e Raúl Padilha, o Jaiminho, que morreu em 1994. Ramón Valdez, o Seu Madruga, faleceu em 1988 vitimado por um câncer. Angeline Fernández, a Dona Clotilde morreu em 1994 por conta de doenças relacionadas ao uso de cigarro.

E aí, o que você achou dessa curiosidade? Deixa seu comentário!