Mármore e granito são rochas muito usadas na construção de bancadas e pisos, principalmente na arquitetura moderna. No entanto, eles têm a característica de ser facilmente manchados, arranhados ou até mesmo quebrados, por isso é importante saber como cuidar bem deles se você quiser que essas pedras durem por um longo tempo. Continue lendo esse post e siga os itens abaixo para manter o seu mármore e granito sempre em bom estado.

1. Proteja-os de arranhões

como conservar pecas de marmore e granito por mais tempo 1

Não coloque objetos pontiagudos ou cortantes diretamente no mármore e no granito. Caso você tenha pisos feitos com esses tipos de rochas em sua residência, experimente usar estofamentos sob as pernas das cadeiras e da mesa. No caso das bancadas, tapetes e panos são suficientes para protegê-los do atrito com outros objetos.

2. Limpe-os com frequência

como conservar pecas de marmore e granito por mais tempo 2

Tanto o mármore quanto o granito podem manchar muito rapidamente, especialmente se uma grande quantidade de líquido permanecer acumulada por um certo período de tempo. Por isso, líquidos como suco de laranja, vinho e café devem ser limpos assim que forem derramados.

3. Limpe-os com um pano úmido

como conservar pecas de marmore e granito por mais tempo 3

Use um pano macio e um pouco de água (preferencialmente quente) para limpar a poeira e pequenas sujeiras da bancada e dos pisos. Mas não esfregue! Movimentos bruscos podem facilmente arranhar o mármore e o granito. Basta passar o pano levemente sobre a superfície, fazendo movimentos circulares nos pontos que precisam de uma pressão extra.

4. Depois de passar o pano úmido, use um pano seco

como conservar pecas de marmore e granito por mais tempo 4

Evite deixar marcas de água nas bancadas ou pisos de mármore, pois isso pode acabar manchando a pedra. Use um pano seco (também macio) para secar as superfícies depois da limpeza com o pano molhado. Você também pode usar um pano de camurça, que é um tecido macio que tem a capacidade de secar e dar brilho ao mesmo tempo.

5. Use amido de milho para remover manchas mais complicadas

como conservar pecas de marmore e granito por mais tempo 5

Polvilhe um pouco de amido de milho sobre o ponto de gordura ou sujeira e deixe-o agir por cerca de vinte minutos. Após isso, basta remover o amido com um pano úmido e outro seco, nessa mesma ordem. Sabão natural também pode ser utilizado na limpeza.

6. Nunca use vinagre na limpeza

como conservar pecas de marmore e granito por mais tempo 6

O vinagre é um bom agente de limpeza natural em muitas superfícies, mas por ser ácido, pode causar a corrosão do mármore e do granito.

Curtiu as dicas? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀