Quando se fala em melancia, muito provavelmente você pensa naquela fruta pesada e de formato oval, não é mesmo? Só que talvez esteja na hora de rever os seus conceitos, pois lá do outro lado do mundo, mais especificamente no Japão, vários fazendeiros estão cultivando melancias quadradas! Na verdade, os agricultores japoneses têm cultivado melancias nesse formato peculiar há cerca de 45 anos, mas o lote dos últimos anos têm atingido marcas expressivas devido ao clima excepcionalmente bom. Mas afinal, por que essa obsessão em cultivar melancias quadradas?

Existem duas razões principais por trás da utilização dessa forma estranha. A primeira é que as melancias quadradas são mais fáceis de empilhar, o que as torna mais fáceis de transportar. O segundo motivo é que encontrar um espaço livre nas residências japonesas têm sido um grande problema, principalmente nas áreas mais populosas do país, onde os apartamentos são muito pequenos e qualquer brecha faz uma grande diferença. Como as melancias quadradas são cultivadas especialmente para se encaixar perfeitamente dentro de pequenas geladeiras, elas podem ser guardadas com muito mais facilidade.

por que os agricultores japoneses estao cultivando melancias quadradas 1

Por incrível que pareça, é relativamente fácil cultivar melancias quadradas. Na verdade qualquer pessoa pode fazer isso sem muitas complicações. O método consiste em colocar uma melancia ainda pequena dentro de uma caixa quadrada de vidro temperado. Conforme o tempo vai passando, a fruta vai crescendo e começa a assumir o forma exata da caixa na qual ela foi colocada.

por que os agricultores japoneses estao cultivando melancias quadradas 2

Essa técnica tem se tornado tão comum no Japão que existem até estandes dedicados ao ensino do cultivo de melancias quadradas nas exposições de frutas japonesas. Vale lembrar que o molde de vidro deve ser transparente para que a luz do sol possa atingir a fruta por todos os lados, exceto na parte inferior, que fica sobre o chão.

por que os agricultores japoneses estao cultivando melancias quadradas 3

As melancias quadradas geralmente custam bem mais do que as tradicionais criada pela mãe natureza. Muitas vezes, o valor das frutas modificadas pode ser até 30 vezes mais alto que o preço das melancias comuns! Muitos japoneses, no entanto, acreditam que esse é um preço relativamente pequeno a se pagar pela praticidade de armazená-la em suas geladeiras,  sem se preocupar com o espaço disponível.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀