Quando vamos comprar um novo console de videogame, é bem comum analisarmos os jogos exclusivos que cada um oferece para servir de parâmetro comparativo na hora de escolher qual máquina adquirir. No meu caso, a franquia Forza foi um dos principais fatores que me motivaram a escolher o Xbox One ao invés do Playstation 4. Pra minha surpresa (e alegria), acabei ganhando três meses do Xbox Game Pass justamente no período de lançamento do Forza Horizon 4. Como esse game está presente no catálogo do serviço de assinatura de jogos da Microsoft, resolvi escrever um pouco sobre as minhas impressões ao jogar esse game. Confira!

Estilo de jogo

analise forza horizon 4 estilo de jogo

O enorme mapa do território britânico conta com modos de corrida se completam perfeitamente. As corridas de rua merecem uma atenção maior do jogador por conta da proximidade da pista com muros das residências e cercas de madeira, enquanto que as corridas cross country oferecem um visual fantástico e a possibilidade de descer enormes montanhas em um trajeto desafiador. Vale lembrar que essa nova versão permite customizar os eventos de acordo com o seu gosto, o que pode ser muito útil naquelas missões mais complicadas. O modo no qual o jogador se torna um dublê de filmes tem a função de dar um ar ainda mais descontraído ao Forza Horizon 4, o que é muito bacana. Pode parecer meio “bobo” para alguns, mas na minha opinião isso se encaixa perfeitamente na proposta do jogo. Também é possível encontrar uma grande quantidade de radares, placas de perigo e carros escondidos por todo o mapa, o que faz com que o jogador sempre tenha algo a fazer.

Carros

analise forza horizon 4 carros

O número de carros é excelente e a jogabilidade de cada um é bem realista. Em meio aos tradicionais veículos das principais montadoras é possível encontrar alguns bem peculiares, como um Warthog do Halo e um Aston Martin 1964 da série “James Bond”. Ou seja, é praticamente impossível não encontrar um carro favorito. Obviamente, os carros lidam de maneira diferente, sendo alguns ótimos para corridas cross country, enquanto outros são perfeitos para corridas de rua, etc. Mas independente do modelo escolhido, sempre há uma sensação de diversão por trás de cada prova. A customização dos carros também é ótima, o que pode fazer com que muita gente gaste um tempão apenas personalizando a pintura dos carangos. A única coisa que me incomoda um pouco sobre os veículos é o som do motor, que muitas vezes não parece se encaixar com o tipo de carro.

Mapa e estações

analise forza horizon 4 estações

Os desenvolvedores acertaram em cheio ao direcionar o Forza Horizon 4 para o Reino Unido, que ostenta paisagens absolutamente impressionantes. A sensação de viajar e deslumbrar as paisagens do interior é algo que nunca envelhece, até porque dirigir livremente pelo mapa levará muito tempo. Em vez de ir imediatamente de um evento a outro, aconselho você a passar um tempo apenas dirigindo e apreciando o cenário e não se esqueça de também usar um bom fone de ouvido, pois o som ambiente também foi muito bem trabalhado. Vale lembrar que o jogo apresenta um novo sistema de quatro estações que possuem características próprias e que impactam diretamente a jogabilidade. As estradas ficam escorregadias com a neve do inverno, as chuvas repentinas acompanham as flores na primavera, o sol de rachar marca presença no verão e o outono propicia um visual encantador. A forma como que o jogo promove as constantes mudanças de estações é definitivamente um ponto positivo.

Trilha sonora

analise forza horizon 4 trilha sonora

A trilha sonora do game traz gêneros para vários gostos. É importante destacar que as estações de rádio estão cheias de músicas independentes, o que pode ser algo bom para aqueles que gostam de descobrir novos artistas, mas algo ruim para aqueles que esperam bandas mais famosas. Pessoalmente, prefiro a tradicional Rádio Pulse, pois acho que ela combina melhor com o enredo do jogo, mas se você é um fã de Mozart não se preocupe, pois curiosamente existe uma rádio especializada em música clássica. Caso você seja um daqueles que gostam de escutar apenas o ronco dos motores, deixe a música desligada e acelere firme. Ah, a dublagem também ficou bem legal e conta com gírias bem engraçadas.

Personalização

analise forza horizon 4 personalização

A personalização do personagens é bem versátil, o que geralmente é incomum em jogos de corrida e faz disso uma adição bem-vinda ao Forza Horizon 4. Embora os jogadores geralmente não olhem o tempo todo para os seus personagens, é sempre bom saber que cada um pode definir suas próprias características físicas. Camisas, sapatos, chapéus e até passos de dança podem ser desbloqueados através do sistema de giro de roleta. Estes giros são desbloqueados através a conclusão de níveis e são dados aos jogadores como uma recompensa. O game também permite a aquisição de moradias, que entre outras coisas fornece certas habilidades e itens de customização.

Vale a pena?

analise forza horizon 4 vale a pena

Forza Horizon 4 é sem dúvidas um game excelente para os amantes de jogos de automobilismo. As corridas são divertidas, os gráficos são sensacionais e o sistema de progressão de campanha é bastante recompensador. Mais uma vez, a Playground Games surge com um ótimo trabalho, o que ajuda a Microsoft a amenizar um pouco a pressão da batalha contra a Sony quando o assunto é jogos exclusivos para seus consoles.

E você, já jogou o Forza Horizon 4? Comente! 😀